O CEO do Royal Bank of Canada disse que nunca chamaria o bitcoin de uma fraude, mas ele admite que ele tem “preocupações reais” com a moeda.
O banqueiro David McKay disse:
Eu nunca chamaria isso de fraude porque o bitcoin não é. As pessoas colocaram valor no que o bitcoin representa e estão certas para fazer isso, mas não é fraudulento.
Isso é comparado ao que o CEO do JPMorgan Chase disse em relação do Bitcoin, chamando-o de ‘uma fraude’ no mês passado. Desde então, o banqueiro saiu contra o bitcoin dizendo que “não vale nada“, e que os investidores de bitcoin “pagarão o preço”. De acordo com Dimon, mesmo que o bitcoin chegasse em US $ 100.000, seu preço acabaria despencando.
No entanto, enquanto McKay não rotular a criptomoeda como uma fraude ele tem algumas preocupações sobre isso.
Ele adicionou:
Há tantos elementos no bitcoin que não representa nossa perspectiva atual sobre o que uma unidade de moeda deveria fazer. Há algumas preocupações reais sobre como o bitcoin está sendo usado que nós temos que resolver.
Em uma tentativa de responder a isso, o banco está buscando mais a tecnologia por trás disso, a blockchain.
Em março, foi relatado que o Royal Bank of Canada era um dos seis bancos que formaram o “Grupo de Direção de Pagamentos Globais” (GPSG) da Ripple. O objetivo é fazer pagamentos transfronteiriços mais rápidos.
Os outros bancos incluem Bank of America Merill Lynch, Santander, UniCredit, Standard Chartered e Westpac Banking Corporation.
O Royal Bank, o JPMorgan e o Australia and New Zealand Banking Group Ltd. também estão trabalhando juntos em uma iniciativa chamada Interface Information Network para processar pagamentos mais rápidos na blockchain.
Leia Também: Imaginando um Sistema Financeiro Baseado em Bitcoin: Relátorio do Banco Central do Canadá