O presidente do gigante bancário suíço UBS não acredita que o bitcoin atenda a definição completa de uma moeda, de acordo com suas novas declarações.
Axel Weber, que anteriormente atuou como chefe do Bundesbank, o banco central da Alemanha, fez as declarações durante um evento em Zürich, hoje, de acordo com a Reuters.
Depois de notar que seu ceticismo em relação à criptomoeda “provavelmente vem do meu histórico como banqueiro central”, Weber argumentou que, apesar dos argumentos contrários, o bitcoin apenas satisfaz parcialmente a definição comum de uma moeda.
Ele contou aos participantes do evento:
A função importante de uma moeda é ser um meio de pagamento, deve ser aceita em larga escala, tem que ser reserva de valor e é uma moeda de transação. O Bitcoin é apenas uma moeda de transação.
Weber teria criticado o mercado de criptomoedas no final de 2015, de acordo com um relatório na época da City A.M. Ele disse ter observado que o modelo do bitcoin está configurado para falhar “porque não existe um credor de último recurso – sempre haverá altos e baixos”.
O presidente da UBS se torna o último número de uma instituição financeira de grande porte a dar sua opinião sobre as criptomoedas. Apenas ontem, Lloyd Blankfein, CEO do banco de investimento da Wall Street, Goldman Sachs, foi ao Twitter para oferecer uma perspectiva aberta (se não neutra) sobre bitcoin.