Imagem da matéria: Bitcoin é uma Proteção Fraca Contra a Inflação, Diz Morgan Stanley

O mercado de ações americano teve uma queda na semana passada, em meio a preocupações de que a guerra vai surgir entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte. Ao mesmo tempo, o preço de bitcoin e a valor total do mercado de criptomoedas aumentaram para níveis recordes, levando alguns analistas a acreditar que os investidores estão se voltando para as criptomoedas como um refúgio econômico.

Leia Também: Regulação é a Esperança para o Bitcoin, diz Morgan Stanley

Historicamente, o ouro, a prata e outros metais preciosos têm servido esta função, mas os investidores mais jovens estão adotando cada vez mais o bitcoin para se proteger contra a instabilidade econômica, politica e a inflação.

Publicidade

Mas Tom Price, um estrategista de ações da Morgan Stanley, diz que o bitcoin ainda não provou ser um refúgio viável para os ativos dos investidores. Conforme relatado pelo The Australian, Price diz que, embora o bitcoin tenha vantagens sobre o ouro como meio de troca – é exponencialmente mais divisível e portátil, por exemplo – a criptomoeda ainda é muito imatura para servir como hedge de inflação. Mesmo que o bitcoin seja bem sucedido ao longo do tempo, ele adverte que esse sucesso inspirará o desenvolvimento de criptomoedas concorrentes ainda mais, impedindo que o preço do bitcoin obtenha estabilidade.

Alguns afirmam que o protocolo que limita a taxa de crescimento da oferta de bitcoin, sustenta seu valor … Mas, se o bitcoin for bem sucedido a longo prazo, devemos continuar a ver as criptomoedas concorrentes e as estratégias de mercado surgirem para explorar o novo boom econômico – um risco grande pelo preço do bitcoin.

Além disso, o Price observa que os usuários de bitcoin dependem da eletricidade e do acesso à internet para se envolverem com a rede. O Blockstream acaba de lançar uma rede de satélite projetada para permitir que os usuários de bitcoin baixem um full node sem acesso à Internet, mas mesmo essa solução ainda exigiria uma fonte de energia. Ouro, por outro lado, não requer uma conexão com a rede elétrica.

Leia Também: John McAfee Explica o Motivo do Bitcoin não ser uma Bolha

Há também o problema da confiança. O analista do Blockchain Capital, Spencer Bogart, diz acreditar que o bitcoin é superior ao ouro como um meio de troca e reserva de valor. No entanto, bitcoin é uma inovação recente, tornando difícil atingir o nível de confiança que o ouro construiu ao longo da história:

Ouro tem algo muito importante que falta no bitcoin: uma história de mais de 1.000 anos sendo reserva de valor. Isso é muito importante para a confiança e a vontade das pessoas de armazenar valor nesse bem em particular.

Dito isto, a adoção da criptomoeda está sendo processada rapidamente, e o setor financeiro tradicional está tomando nota. A Goldman Sachs recentemente reconheceu que está “ficando mais difícil” para eles ignorarem criptografia. Os ICO ultrapassaram os investimentos de venture capital para empresas de internet nos últimos meses.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Deputada alemã critica venda de Bitcoin do governo e defende mantê-lo em reserva estratégica

Deputada alemã critica venda de Bitcoin do governo e defende mantê-lo em reserva estratégica

“O Bitcoin oferece uma oportunidade única de diversificar os ativos do estado”, escreveu Cotar
Craig Wright afirma ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto

Craig Wright admite não ser Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Um tribunal do Reino Unido ordenou que Wright declare publicamente que não é o criador do Bitcoin e do white paper do projeto
Imagem da matéria: Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Hackers roubam números de telefone de 33 milhões de usuários do Authy

Como precaução, todos os usuários do Authy devem atualizar seus aplicativos para as versões mais recentes
Imagem da matéria: Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mais de uma década após a maior exchange de Bitcoin do mundo ser hackeada, os credores da Mt. Gox finalmente receberão seus reembolsos; aqui está o que aconteceu