Edward Snowden opinou sobre o assunto Bitcoin (BTC), chamando a criptomoeda de “o avanço monetário mais significativo desde a criação da moeda”.
O informante que se tornou fugitivo internacional descreveu a sua opinião como “impopular, mas verdadeira” numa publicação no Twitter. Referindo-se a uma citação do pseudônimo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, Snowden acrescentou: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe”.
Snowden é um usuário antigo de Bitcoin. Ele explicou anteriormente que, em 2013, usou o BTC sob um pseudônimo para pagar pelos servidores usados para hospedar os materiais que vazou para jornalistas.
Em 2013, Snowden foi acusado de espionagem pelo governo dos EUA depois de vazar documentos sobre o programa de vigilância da NSA para a imprensa. Antes de poder ser preso, ele fugiu para a Rússia em busca de asilo. Ele mora lá agora em exílio.
No ano passado, numa aparição virtual na conferência Bitcoin Amsterdam, ele argumentou que o BTC deveria ser considerado em termos da sua utilização como uma ferramenta para remodelar o mundo das finanças, em vez de se concentrar no seu valor.
Leia Também
“Todos fazemos parte de um jogo muito maior e o Bitcoin é uma das nossas alavancas mais fortes nisso”, disse ele. “Os sistemas que influenciamos, sobre os quais exercemos influência, pagamentos e finanças, moldarão a aparência do mundo de amanhã”.
Snowden também criticou as moedas digitais de banco central (CBDCs), chamando-as de moedas “criptofascistas” que “negam a você a propriedade básica do seu dinheiro”. Mas a oposição à CBDC criou companheiros estranhos. Ele se juntou ao ex-presidente Donald Trump, ao líder da maioria na Câmara, Tom Emmer, e ao governador da Flórida, Ron DeSantis.
Acompanhando sua aversão às CBDCs, Snowden também apoiou projetos de criptomoedas de privacidade. Na verdade, ele participou da criação da moeda de privacidade Zcash. E no início deste ano ele endossou o fundo de defesa legal do cofundador da Tornado Cash, Roman Storm, que enfrenta acusações de lavagem de dinheiro relacionadas ao serviço sancionado de mistura de moedas.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto