Edward Snowden aparece em telão montado em conferẽncia
Snowden em teleconferência na Bitcoin 2019. (Imagem: Reprodução/Youtube)

Edward Snowden opinou sobre o assunto Bitcoin (BTC), chamando a criptomoeda de “o avanço monetário mais significativo desde a criação da moeda”.

O informante que se tornou fugitivo internacional descreveu a sua opinião como “impopular, mas verdadeira” numa publicação no Twitter. Referindo-se a uma citação do pseudônimo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, Snowden acrescentou: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe”.

Publicidade

Snowden é um usuário antigo de Bitcoin. Ele explicou anteriormente que, em 2013, usou o BTC sob um pseudônimo para pagar pelos servidores usados para hospedar os materiais que vazou para jornalistas.

Em 2013, Snowden foi acusado de espionagem pelo governo dos EUA depois de vazar documentos sobre o programa de vigilância da NSA para a imprensa. Antes de poder ser preso, ele fugiu para a Rússia em busca de asilo. Ele mora lá agora em exílio.

No ano passado, numa aparição virtual na conferência Bitcoin Amsterdam, ele argumentou que o BTC deveria ser considerado em termos da sua utilização como uma ferramenta para remodelar o mundo das finanças, em vez de se concentrar no seu valor.

“Todos fazemos parte de um jogo muito maior e o Bitcoin é uma das nossas alavancas mais fortes nisso”, disse ele. “Os sistemas que influenciamos, sobre os quais exercemos influência, pagamentos e finanças, moldarão a aparência do mundo de amanhã”.

Publicidade

Snowden também criticou as moedas digitais de banco central (CBDCs), chamando-as de moedas “criptofascistas” que “negam a você a propriedade básica do seu dinheiro”. Mas a oposição à CBDC criou companheiros estranhos. Ele se juntou ao ex-presidente Donald Trump, ao líder da maioria na Câmara, Tom Emmer, e ao governador da Flórida, Ron DeSantis.

Acompanhando sua aversão às CBDCs, Snowden também apoiou projetos de criptomoedas de privacidade. Na verdade, ele participou da criação da moeda de privacidade Zcash. E no início deste ano ele endossou o fundo de defesa legal do cofundador da Tornado Cash, Roman Storm, que enfrenta acusações de lavagem de dinheiro relacionadas ao serviço sancionado de mistura de moedas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
silhueta de executivo triste em frente a computador

Trader que lucrou milhões com manipulação de preços vai a julgamento; caso pode impactar setor DeFi

Trader que lucrou US$ 100 milhões manipulando preços na exchange descentralizada Mango Markets começa a ser julgado hoje nos EUA
Imagem da matéria: Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é tão importante para as altas do Bitcoin, por que os dados históricos mostram que o BTC cai um ano após cada halving? Entenda.
Moedas do Bitcoin Cash (BCH) ao lado de um celular com o logo do projeto

Preço do Bitcoin Cash sobe 11% depois de turbulência pós-halving

Antes do halving do Bitcoin Cash, o preço do BCH subiu para seu nível mais alto desde novembro de 2021, quando atingiu o pico de US$ 718,62