Smartphone mostra logotipo da Binance à frente de tela de negociação
Shutterstock

A Binance parece estar cedendo a pressão dos reguladores da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e nesta quarta-feira (7), anunciou que vai que remover da plataforma Binance.US mais de 100 pares de negociação com Tether (USDT), Bitcoin (BTC), e Binance USD (BUSD).

Esses mercados serão fechados já nesta quinta-feira (8), às 13 horas (horário de Brasília). São 92 pares com USDT, oito com BTC e dois com BUSD que deixam de ser oferecidos na plataforma, conforme mostra a lista abaixo:

Publicidade
Pares que serão removidos da Binance.US

A Binance.US também revelou que vai pausar as negociações de sua mesa OTC (mercado de balcão), geralmente usada por investidores institucionais que fazem grandes compras e vendas de criptomoedas.

“Após consideração cuidadosa, a Binance.US removerá pares selecionados de negociação avançada em 8 de junho de 2023. Também decidimos simplificar nossa oferta de compra, venda e conversão e pausamos nosso portal de negociação OTC”, diz nota da corretora, que garantiu: “Os ativos permanecem seguros e protegidos com a Binance.US”.

Os problemas da Binance nos EUA

As mudanças nas operações da filial da Binance nos EUA chegam um dia depois de a SEC submeter em tribunal um pedido para congelar os fundos mantidos na Binance US. A SEC argumenta que a medida é necessária para “garantir a segurança dos ativos dos clientes e evitar a dissipação dos ativos disponíveis para qualquer julgamento, dados os anos de conduta violadora dos réus e desrespeito às leis dos Estados Unidos”.

Antes de tentar bloquear os fundos da Binance.US, a SEC já havia processado na segunda-feira (5) a corretora e seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao.

Publicidade

Os reguladores americanos os acusam de violar as leis de valores mobiliários do país, bem como de misturar bilhões de dólares de ativos de investidores e enviar parte desses fundos para outras empresas de propriedade de CZ. A tentativa de bloqueio dos fundos, argumenta a SEC, é necessária para impedir que os ativos de clientes sejam desviados para contas e empresas de terceiros.

“Uma ordem de congelamento dos ativos do BAM [operadora da Binance.US] é necessária para preservar o status quo, impedir a dissipação ou transferência desses ativos da jurisdição deste Tribunal e proteger a capacidade deste Tribunal de conceder tutela na forma de restituição, juros pré-julgamento e penalidades civis”, diz um trecho do documento.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Grupo de corretoras de criptomoedas decidem fechar operação em Hong Kong

Quase um ano após o lançamento de regras rígidas para atuação na cidade, Hong Kong tem visto uma forte saída de pedidos de registros de exchanges