Imagem da matéria: Binance e outras corretoras retomam saques e depósitos de Ethereum (ETH) após Fusão
Foto: Shutterstock

Na madrugada desta quinta-feira (15), a Fusão (Merge) do Ethereum aconteceu de forma bem-sucedida, sem nenhum problema técnico identificado na rede até o momento. Isso levou várias corretoras de criptomoedas do mercado a já retomarem os serviços de saques e depósitos de ETH e tokens do padrão ERC-20 em suas plataformas.

Pouco após a Fusão do Ethereum alterar o mecanismo de consenso da rede do antigo modelo proof-of-work (PoW) para o proof-of-stake (PoS), a Binance voltou a normalizar os operações com a criptomoeda no sua plataforma.

Publicidade

“A Fusão do Ethereum está concluída. O proof-of-stake está no ar. Os depósitos e saques de ETH na rede principal agora estão retomados na Binance”, tuitou a corretora às 4h40 da manhã.

A Binance manteve suspensos os saques e depósitos de ether desde a última terça-feira (6), via redes Arbitrum, Optimism e Ronin, em preparação a atualização.

Leia também: Fusão do Ethereum é concluída com sucesso e se inicia uma nova era da criptomoeda; veja como foi “The Merge”

A expectativa é que as opções de saque e depósito de ether também sejam normalizados em grande parte das corretoras ao longo desta manhã.

Publicidade

O Mercado Bitcoin informou no início da semana que os serviços seriam retomados horas depois da atualização do Ethereum. 

“A partir do Merge, nosso time irá monitorar os sinais da rede, como o ritmo em que novos blocos são propostos e o número de validadores. Tão logo o time considere que é seguro, saques e depósitos serão retomados. Estimamos que isso deve ocorrer aproximadamente duas horas após o Merge”, disse Fabricio Tota, Diretor de Novos Negócios do MB. 

A equipe de research da exchange brasileira acompanhou de perto a atualização durante a madrugada “A participação [da rede] está bem alta, com mais de 95% de validadores em todas as épocas. Então já se pode afirmar que o Merge foi bem-sucedido na rede principal do Ethereum”, avaliou o analista Rony Szuster.

Outras corretoras que atuam no Brasil consultadas pela reportagem e que também confirmaram que iriam retomar os saques e depósitos após a confirmação do sucesso da Fusão, são a BitcoinTrade, Coinext, NovaDAX, Foxbit, BitPreço e Bitso.

Como foi o “The Merge” do Ethereum

Às 03h42 (horário de Brasília) desta quinta-feira (15), foi concluída com sucesso a Fusão (Merge) do Ethereum, atualização que concretizou a troca de consenso da rede.

Publicidade

Neste horário, a variável Terminal Total Difficulty (TTD), que representa a soma da dificuldade de mineração de todos os blocos processos na rede proof-of-work, atingiu o número marcado para dar início à Fusão e o Ethereum oficialmente trocou de mecanismo de consenso.

Quando isso aconteceu, a camada de execução do Ethereum (a rede que usávamos até então) se uniu a camada de consenso Beacon Chain para começar a adicionar novos blocos através do modelo proof-of-stake.

A comunidade cripto ficou mais do que desperta para acompanhar de perto todas as etapas da atualização, e transmissão oficial era acompanhada por mais de 40 mil pessoas.

Após as comemorações, os desenvolvedores voltaram a ficar tensos já que os 12 minutos posteriores à Fusão seriam cruciais para determinar se a transição de consenso teria dado certo ou não.

Esse é o tempo que levou para que o primeiro bloco pós-fusão fosse finalizado — e ele foi com sucesso. Os desenvolvedores ficaram surpresos com o quão estável a rede ficou após a Fusão. Dos 100 primeiros blocos da rede pós-fusão, apenas um bloco foi perdido. 

Publicidade

Vitalik Buterin, cofundador e principal mente por trás do Ethereum, foi às 3h59 na conta oficial no Twitter confirmar para a comunidade o sucesso da atualização:

“E finalizamos! Feliz merge para todos. Este é um grande momento para o ecossistema Ethereum. Todos que ajudaram a fazer a fusão acontecer devem se sentir muito orgulhosos hoje”, escreveu.

Não sabe qual o melhor criptoativo para o seu perfil? No Mercado Bitcoin, quem está começando a investir tem a melhor experiência de negociação e fica informado sobre tudo! Saiba mais sobre o Mercado Bitcoin!

VOCÊ PODE GOSTAR
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 3% e volta para US$ 63 mil; Toncoin salta 17% com expectativa para lançamento da Notcoin

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 3% e volta para US$ 63 mil; Toncoin salta 17% com expectativa para lançamento da Notcoin

Toncoin valoriza com a notícia do lançamento de um dos tokens mais esperados da rede: Notcoin (NOT)
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM julga hoje pirâmide Atlas Quantum; veja detalhes da acusação

Procuradoria da CVM acusa Atlas Quantum de operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários e embaraço à fiscalização da CVM
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO