Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital
Foto: Shutterstock

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (22) o grupo de projetos selecionados para a fase final do LIFT Lab de 2023. Foram 95 propostas recebidas, um número recorde. Desse total, nove foram selecionadas para seguirem adiante. 

O setor de criptomoedas foi contemplado com pelo menos um projeto integral: uma plataforma de Know Your Customer (conheça seu cliente, na tradução do inglês) para Rating de Crédito em Blockchain. Além disso, outros participantes usam uma série de tecnologias ligadas à Web3, como tokenização, PIX e blockchain.

Publicidade

Porém, a próxima etapa do projeto está em compasso de espera. O anúncio do BC afirma que “devido a limitações operacionais e de recursos humanos, o corrente Lift Lab está suspenso por tempo indeterminado”. 

A entidade apontou que o novo cronograma para o desenvolvimento dos nove projetos selecionados será comunicado “oportunamente”.

Sobre os selecionados, Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do Banco Central, ressaltou a presença do setor de criptomoedas: “Os projetos selecionados tratam de relevantes temas da agenda de inovação do Banco Central como blockchain, tokenização de ativos, criptoativos, Pix, responsabilidade socio-ambiental e inovações para o aprimoramento de processos de Know-Your-Customer e Prevenção à lavagem de dinheiro”.

Veja abaixo a lista dos nove projetos selecionados:

  • 1.    Cartão Pix
  • 2.    Compliance e PLD Preventivos
  • 3.    Gateway de Interoperabilidade
  • 4.    GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade
  • 5.    KYC para Rating de Crédito em Blockchain
  • 6.    Pix Debita Lá
  • 7.    Score Chave Pix
  • 8.    SmartSafe
  • 9.    Token do Agronegócio Garantido – TAG

LIFT Lab

O Laboratório (LIFT) é uma iniciativa conjunta do Banco Central do Brasil e da Fenasbac. Seu objetivo é fomentar a inovação no Sistema Financeiro Nacional com o incentivo a criação de protótipos de soluções tecnológicas para o Sistema Financeiro Nacional. É um ecossistema de inovação. Teve seu início em 2018 e, desde então, aumentou suas linhas de atuação.

O LIFT Lab é focado em empresas e/ou pessoas que trazem novas ideias de empreendedorismo para o mercado e só precisam de um apoio para despontar.

Publicidade

Ao longo de três meses, o proponente aceito recebe apoio e recursos técnicos para desenvolvimento de seus protótipos. No período, ele é acompanhado por um grupo de especialistas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Vasco oferece experiências especiais para detentores de fan token na apresentação de Philippe Coutinho

Coutinho será apresentado em São Januário neste sábado em evento exclusivo
Mão segurando celular com logo da Toncoin e no fundo ícones do Telegram

Rede TON do Telegram vai se conectar ao Ethereum via blockchain de segunda camada

Em meio ao boom dos jogos do Telegram, The Open Network está pronta para lançar uma camada 2 compatível com Ethereum em colaboração com a Polygon
Imagem da matéria: Empresária é presa por desviar R$ 35 milhões de empresa para comprar joias e criptomoedas

Empresária é presa por desviar R$ 35 milhões de empresa para comprar joias e criptomoedas

Trabalhando em uma empresa de cartão de crédito, a suspeita aumentava os limites dos cartões para gastar e depois apagar as dívidas do sistema
Imagem da matéria: Ethereum em staking alcança 27% do suprimento com o início das negociações de ETF se aproximando

Ethereum em staking alcança 27% do suprimento com o início das negociações de ETF se aproximando

“Definitivamente, não precisamos de tanto ETH em staking,” disse o proeminente pesquisador de Ethereum Evan Van Ness ao Decrypt