Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital
Foto: Shutterstock

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (22) o grupo de projetos selecionados para a fase final do LIFT Lab de 2023. Foram 95 propostas recebidas, um número recorde. Desse total, nove foram selecionadas para seguirem adiante. 

O setor de criptomoedas foi contemplado com pelo menos um projeto integral: uma plataforma de Know Your Customer (conheça seu cliente, na tradução do inglês) para Rating de Crédito em Blockchain. Além disso, outros participantes usam uma série de tecnologias ligadas à Web3, como tokenização, PIX e blockchain.

Publicidade

Porém, a próxima etapa do projeto está em compasso de espera. O anúncio do BC afirma que “devido a limitações operacionais e de recursos humanos, o corrente Lift Lab está suspenso por tempo indeterminado”. 

A entidade apontou que o novo cronograma para o desenvolvimento dos nove projetos selecionados será comunicado “oportunamente”.

Sobre os selecionados, Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do Banco Central, ressaltou a presença do setor de criptomoedas: “Os projetos selecionados tratam de relevantes temas da agenda de inovação do Banco Central como blockchain, tokenização de ativos, criptoativos, Pix, responsabilidade socio-ambiental e inovações para o aprimoramento de processos de Know-Your-Customer e Prevenção à lavagem de dinheiro”.

Veja abaixo a lista dos nove projetos selecionados:

  • 1.    Cartão Pix
  • 2.    Compliance e PLD Preventivos
  • 3.    Gateway de Interoperabilidade
  • 4.    GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade
  • 5.    KYC para Rating de Crédito em Blockchain
  • 6.    Pix Debita Lá
  • 7.    Score Chave Pix
  • 8.    SmartSafe
  • 9.    Token do Agronegócio Garantido – TAG

LIFT Lab

O Laboratório (LIFT) é uma iniciativa conjunta do Banco Central do Brasil e da Fenasbac. Seu objetivo é fomentar a inovação no Sistema Financeiro Nacional com o incentivo a criação de protótipos de soluções tecnológicas para o Sistema Financeiro Nacional. É um ecossistema de inovação. Teve seu início em 2018 e, desde então, aumentou suas linhas de atuação.

O LIFT Lab é focado em empresas e/ou pessoas que trazem novas ideias de empreendedorismo para o mercado e só precisam de um apoio para despontar.

Publicidade

Ao longo de três meses, o proponente aceito recebe apoio e recursos técnicos para desenvolvimento de seus protótipos. No período, ele é acompanhado por um grupo de especialistas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria
Imagem da matéria: Dogwifhat (WIF) cai 15% em meio à fase de baixa das memecoins

Dogwifhat (WIF) cai 15% em meio à fase de baixa das memecoins

Dogwifhat (WIF) caiu dois dígitos durante a noite e continua a se distanciar de sua máxima histórica
logo da solana em celular

São Paulo recebe Solana Build Station no Ibrawork

O ponto alto da última edição das Build Stations no Brasil será o prêmio concedido especialmente durante o Pitch Day, no dia 6 de abril