Imagem da matéria: BC da Irlanda alerta para influencers pagos para promover criptomoedas
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)

O Banco Central da Irlanda (BCI) publicou um alerta aos consumidores sobre investimentos em criptomoedas classificando-as como ativos altamente arriscados e especulativos que têm tido apoio de influencers nas redes sociais. O aviso faz parte de uma campanha de reguladores europeus que supervisionam o mercado financeiro, segundo o comunicado da entidade na terça-feira (22).

“O Banco Central enfatiza novamente que as criptomoedas são altamente arriscadas e especulativas e podem não ser adequadas para clientes de varejo. Em particular, as pessoas precisam estar atentas aos riscos de anúncios enganosos, principalmente nas redes sociais, onde os influenciadores estão sendo pagos para anunciar esses ativos”, diz o BCI.

Publicidade

De acordo com Derville Rowland, diretora geral da Financial Regulator, órgão que regula o mercado financeiro na Irlanda, no país e em toda a União Europeia há níveis crescentes de publicidade e promoção agressiva de investimentos em criptomoedas.

Ela acrescentou que, embora as pessoas possam ser atraídas para esses investimentos pelos altos retornos anunciados, a realidade é que eles carregam um risco significativo.

“Antes de comprar criptomoedas você precisa saber que pode perder todo o dinheiro investido. Os retornos rápidos ou altos prometidos não parecem bons demais para ser verdade?”, disse a diretora que também é presidente do Comitê Permanente de Gestão de Investimentos da Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários(ESMA).

Em outro ponto, Rowland ressaltou que o investidor de criptomoedas não tem o respaldo legal no país. “As pessoas também devem estar cientes de que, se as coisas derem errado, você não terá as proteções que teria se investisse em um produto regulamentado”, concluiu.

Publicidade

Parlamento Europeu e as criptomoedas

Na semana passada, a Comissão dos Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu (ECON) votou contra um texto do Projeto de Lei “Diretiva de Mercados de Criptoativos” que limitava a mineração de Bitcoin, ou seja, previa a proibição do sistema Prova de Trabalho (PoW — sigla para Proof of Work em inglês), usado para emitir novas criptomoedas.

A disposição, no entanto, poderia ter exigido que criptomoedas como bitcoin mudassem para mecanismos considerados mais ecológicos pelos reguladores. Em resumo, isso foi deixado de lado e uma emenda alternativa foi aprovada, adicionando a mineração de bitcoin à taxonomia de finanças sustentáveis ​​da União Europeia que pode ter início em 2025.

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Justiça ordena que Netflix pague cachê de participante do "Casamento às Cegas" à vítima de pirâmide

Justiça ordena que Netflix pague cachê de participante do “Casamento às Cegas” à vítima de pirâmide

André Romano é acusado de receber altas quantias da Topspin, empresa do mesmo grupo econômico da Canis Majoris, suspeita de ser pirâmide
Imagem da matéria: Memecoin inspirada em Call of Duty dispara 5.200% após apoio da FaZe Clan

Memecoin inspirada em Call of Duty dispara 5.200% após apoio da FaZe Clan

Negociando vibes de jogos e nostalgia de Call of Duty — com um empurrão da realeza dos esports — a memecoin 360noscope420blazeit (MLG) está explodindo
Imagem da matéria: Elon Musk e DOGE: o que você precisa saber sobre o Departamento de Eficiência Governamental

Elon Musk e DOGE: o que você precisa saber sobre o Departamento de Eficiência Governamental

Co-liderado por Elon Musk, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) tem como objetivo reduzir massivamente os gastos dos EUA
Imagem da matéria: Justin Sun afirma que sua stablecoin pagará rendimentos de 20%, mas se nega a dizer como

Justin Sun afirma que sua stablecoin pagará rendimentos de 20%, mas se nega a dizer como

“É simplesmente porque temos muito dinheiro. Então, parem de me fazer perguntas como ‘de onde vem o rendimento'”, diz Justin Sun