Imagem da matéria: BC aponta tokenização de ativos como foco de atuação em 2024
Banco Central do Brasil (Foto: Shutterstock)

No último dia 4 de março, o Banco Central apresentou sua lista de prioridades para o ano de 2024, e, além de destacar a regulação do mercado de criptomoedas, também apontou o segmento de tokenização de ativos como um importante tema para este ano.

Durante entrevista coletiva no lançamento da lista, Otávio Damaso, diretor de regulação, afirmou que “entendemos que a inovação é chave para o aumento da eficiência do sistema financeiro, em suas várias dimensões: inclusão, competição, desenvolvimento de produtos e serviços. Outro aspecto fundamental é o aprofundamento da nossa pauta de regulação voltada para os aspectos prudenciais”.

Publicidade

O BC ressalta que já tem surgido no mercado diversos produtos e serviços no âmbito do sistema financeiro que envolvem o processo de tokenização. Porém, segundo o diretor de regulação, a autoridade não tem ainda em vista a edição de alguma norma sobre o tema, mas poderá fazê-lo se identificar sua necessidade.

Damaso disse que o BC está acompanhando de perto esse processo, e que mesmo ainda no início do seu desenvolvimento, já tem grande potencial para transformar o sistema financeiro do país.

A tokenização é um processo em que um bem é reproduzido de forma digital por meio de um token e registrado em blockchain, podendo ser fragmentado em frações menores. Esse tokens preservam valores, características e possíveis benefícios do bem que ele representa.

Inteligência Artificial e outras prioridades

O BC disse que também monitora o uso de novas tecnologias por parte das instituições reguladas. Damaso explicou que a inteligência artificial é um tema que tem sido bastante debatido, não somente no sistema financeiro, mas em toda a economia.

Publicidade

Ele afirmou que essa inovação pode levar a ganhos significativos em eficiência, mas que o BC observará também os impactos sob o ponto de vista prudencial e sob o ponto de vista da agenda de combate a fraudes financeiras.

Na ocasião da coletiva, Damaso explicou ainda que o BC deve regulamentar a atuação dos prestadores de serviços de ativos virtuais. O BC concluiu no início desde ano uma consulta pública sobre essa questão.

Segundo o Banco Central, as contribuições recebidas durante esse processo serão analisadas e em breve deve ser editada normas sobre o tema.

VOCÊ PODE GOSTAR
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia
Logotipo do token CorgiAI

Mercado Bitcoin lista token CorgiAI

O ativo é ligado a projeto que usa utiliza inteligência artificial para criar uma comunidade de entusiastas no ecossistema cripto
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
ilustração de centro de cidade

Tokens de pagamentos: a peça central que faltava no mercado imobiliário | Opinião

Para o autor, os tokens de pagamento emergem como verdadeiros catalisadores de uma revolução no acesso e na fluidez dos investimentos imobiliários