Imagem da matéria: BC aponta tokenização de ativos como foco de atuação em 2024
Banco Central do Brasil (Foto: Shutterstock)

No último dia 4 de março, o Banco Central apresentou sua lista de prioridades para o ano de 2024, e, além de destacar a regulação do mercado de criptomoedas, também apontou o segmento de tokenização de ativos como um importante tema para este ano.

Durante entrevista coletiva no lançamento da lista, Otávio Damaso, diretor de regulação, afirmou que “entendemos que a inovação é chave para o aumento da eficiência do sistema financeiro, em suas várias dimensões: inclusão, competição, desenvolvimento de produtos e serviços. Outro aspecto fundamental é o aprofundamento da nossa pauta de regulação voltada para os aspectos prudenciais”.

Publicidade

O BC ressalta que já tem surgido no mercado diversos produtos e serviços no âmbito do sistema financeiro que envolvem o processo de tokenização. Porém, segundo o diretor de regulação, a autoridade não tem ainda em vista a edição de alguma norma sobre o tema, mas poderá fazê-lo se identificar sua necessidade.

Damaso disse que o BC está acompanhando de perto esse processo, e que mesmo ainda no início do seu desenvolvimento, já tem grande potencial para transformar o sistema financeiro do país.

A tokenização é um processo em que um bem é reproduzido de forma digital por meio de um token e registrado em blockchain, podendo ser fragmentado em frações menores. Esse tokens preservam valores, características e possíveis benefícios do bem que ele representa.

Inteligência Artificial e outras prioridades

O BC disse que também monitora o uso de novas tecnologias por parte das instituições reguladas. Damaso explicou que a inteligência artificial é um tema que tem sido bastante debatido, não somente no sistema financeiro, mas em toda a economia.

Publicidade

Ele afirmou que essa inovação pode levar a ganhos significativos em eficiência, mas que o BC observará também os impactos sob o ponto de vista prudencial e sob o ponto de vista da agenda de combate a fraudes financeiras.

Na ocasião da coletiva, Damaso explicou ainda que o BC deve regulamentar a atuação dos prestadores de serviços de ativos virtuais. O BC concluiu no início desde ano uma consulta pública sobre essa questão.

Segundo o Banco Central, as contribuições recebidas durante esse processo serão analisadas e em breve deve ser editada normas sobre o tema.

VOCÊ PODE GOSTAR
Leão com corrente de bitcoin

Aprenda a declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2024

Operações com criptomoedas feitas ao longo de 2023 devem ser informadas à Receita Federal até o dia 31 de maio de 2024
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Receita alerta sobre golpe do “erro na declaração” do Imposto de Renda; veja como se proteger

Os criminosos informam supostos erros em declarações para induzir a vítima a baixar um arquivo malicioso
Imagem da matéria: Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

O jogador do Atlético Mineiro está desde o ano passado atrás dos valores investidos na WLJC Gestão Financeira através de Bigode
Imagem da matéria: Times de futebol vão distribuir NFTs ao longo do Brasileirão; Veja como ganhar

Times de futebol vão distribuir NFTs ao longo do Brasileirão; Veja como ganhar

Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Vasco da Gama são times que integram a nova campanha da Chiliz