Imagem da matéria: Banco Plural bloqueia conta da corretora NovaDAX por falta de atualização em cadastro
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Atualização: o texto original foi alterado com novas informações sobre a empresa e mais detalhes sobre o problema na conta.

A NovaDAX, corretora brasileira de criptomoedas ligada a um grupo chinês, teve sua conta corrente no Banco Genial (antigo Banco Plural) bloqueada para saques e outras funcionalidades por falta de envio de documentos para a atualização cadastral periódica.

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O banco ainda está permitindo os depósitos. Contatada, a corretora disse que os documentos complementares pedidos são referentes ao Abakus Group, grupo chinês que controla a empresa. Segundo a corretora, como a sede da companhia fica na Ásia, a obtenção dos arquivos, “seja por fuso horário ou por necessidade de tradução, não é imediata”.

A NovaDAX disse que já enviou todos os documentos solicitados nesta quarta-feira (03) — o que foi confirmado pelo Genial/Plural. Os clientes ainda podem fazer saques por meio de outras contas bancárias que permanecem abertas.

O problema se soma à crise pelo qual vem passando a empresa desde o início do ano, com uma disparada de críticas dos clientes provocados por falta de atendimento e problemas nos saques.

O Genial disse ao Portal do Bitcoin que os clientes devem realizar atualização regular e dentro do prazo estabelecido por lei para evitar o bloqueio nas funcionalidades da conta corrente — o que não havia sido feitofeito pela NovaDAX até então.

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“Assim que a NovaDAX Brasil Pagamentos realizar o completo envio dos documentos pertinentes a sua atualização cadastral e, desde que referidos documentos estejam regulares, as funcionalidades serão normalizadas”, afirmou o banco.

Além da conta no Genial, a NovaDAX também tem conta no Itaú.

Problemas na NovaDAX se acumulam

Além do bloqueio da conta, a NovaDAX vem enfrentando uma série de problemas desde o mês passado. As redes sociais (Youtube, Instagram e Facebook) da empresa foram tomadas por reclamações de clientes.

Em fevereiro, cerca de 660 reclamações foram publicadas na página da exchange na plataforma de defesa de consumidor Reclame Aqui (RA). O montante é o dobro da quantidade registrada em janeiro. O volume não parece estar diminuindo — nos primeiros dias de março já foram 50.

A maioria das reclamações diz respeito a questões com saques, depósitos, estorno e falta de suporte. Na página da corretora no Facebook e em grupos no Telegram há outras dezenas de clientes relatando os mesmos problemas.

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O analista de sistemas José Miguel Da Silva Filho, de Ribeirão Preto (SP), não consegue reaver R$ 100 que ele depositou no dia 18 de fevereiro na NovaDAX por meio do PIX.

“Mandei e-mail e eles responderam de início, dizendo que era problema com a mudança de nome do banco, mas depois não responderam mais”, disse à reportagem via Telegram.

Já empresário Pedro Penteado, de Mococa (SP), disse ao Portal do Bitcoin que tenta recuperar R$ 5 mil que enviou à exchange. Ele contou que transferiu o dinheiro de sua conta jurídica para sua conta pessoa física registrada na plataforma:

“Depois que fiz o depósito eu fui ler as regras e vi que eu não poderia ter feito isso, só que é o seguinte: se eles não identificaram o pagamento porque não tinha cadastro CNPJ, eles deveriam ter estornado meu dinheiro”.

Penteado disse que já mandou vários e-mails e mensagens para a corretora, mas só recebe respostas automáticas. “O suporte é zero. Preciso recuperar esse dinheiro”.

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Já um cliente da NovaDAX de São José dos PInhais, no Paraná, que pediu para não ter o nome revelado, disse à reportagem do Portal do Bitcoin que demorou 30 dias para conseguir recuperar R$ 450 em criptomoedas.

“Com muita paciência e tempo, mais de um mês e alguém lá resolveu o problema tudo por email. Mas acho que não tem nada a ver com a plataforma e sim por falta de pessoal para resolver”.

Alta demanda

Em nota, a NovaDAX disse que as reclamações não tem a ver com o bloqueio da conta no Plural. “Essas reclamações referem-se, quase em sua totalidade, a uma instabilidade na empresa parceira responsável que atingiu uma pequena parcela dos nossos usuários. A falha foi prontamente resolvida, sem danos para os clientes”.

Falou também que o número de reclamações aumentou por causa da alta demanda, mas que não há “problemas sistemáticos em larga escala”.

Afirmou ainda que para auxiliar os clientes no processo de gerar a ordem de depósito — que não é automático e gera dúvidas — está fazendo melhorias na plataforma e aumentando a equipe de suporte.

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