Imagem da matéria: Banco Central: “Estamos estudando a regulamentação para criptomoedas”
Foto: Shutterstock

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, confirmou durante uma live na segunda-feira (20) que a instituição está estudando uma regulamentação de criptoativos.

Em resposta a Rodolfo Riechert, CEO do banco Plural, que perguntou se o BC estava estudando alguma regulamentação para os criptoativos ou se o tema já havia saído da moda, Mello disse:

Publicidade

“A gente tá estudando sim. Inclusive, no âmbito do Gafi (Grupo da Ação Financeira Internacional) é uma necessidade para enquadramento internacional”.

A live, contudo, teve como foco o PIX, sistema de pagamentos do BC a ser lançado em novembro. O novo sistema já conta com quase mil empresas cadastradas. Mello então iterou o funcionamento da solução e confirmou seu regulamento para o fim deste mês ou início de agosto.

O tema ‘pagamento via Whatsapp’ também foi discutido entre os participantes da transmissão, que contou com o economista-chefe da Genial, José Márcio Camargo, e com a jornalista Denise Barbosa que intermediou o debate.

Banco Central x Whatsapp

Sobre o meio de pagamentos via Whatsapp, que foi bastante discutido no mês passado após intervenção do BC no projeto do Facebook, Mello disse que “o Banco Central não proibiu nada”, pois o Whatsapp não é regulado pela instituição.

Publicidade

“O Banco Central pediu os instituidores de arranjo (de pagamentos) que entrassem com o pedido de autorização”.

Na ocasião, o BC emitiu uma nota na qual determinou que a Visa e a Mastercard suspendessem o início das atividades com o aplicativo do Facebook. Da mesma forma agiu o Cade com a Cielo.

A mudança foi vista por integrantes do mercado financeiro como uma manobra do BC para proteger o PIX. Outros entenderam a ação como uma certa preocupação das autoridades brasileiras com a segurança dos dados de pagamentos que circularam pelo popular app de mensagens.

“Nós vemos a chegada de novos atores como uma enorme oportunidade para aumentar a concorrência e prestar serviços convenientes aos usuários”, concluiu Mello.


VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Juiz obriga investidor de Bitcoin a entregar chaves de carteira com R$ 760 milhões

Juiz obriga investidor de Bitcoin a entregar chaves de carteira com R$ 760 milhões

Promotores dos EUA expõem esquema de fraude fiscal de anos e ordenam que investidor pioneiro em Bitcoin entregue suas chaves
Imagem da matéria: Vinculado aos NFTs Azuki, token ANIME será lançado na rede Ethereum este mês

Vinculado aos NFTs Azuki, token ANIME será lançado na rede Ethereum este mês

Fundação Animecoin lançará token ANIME em algum momento deste mês de janeiro, com os membros da comunidade Azuki sendo beneficiados
moedas de dogecoin DOGE

ETF de Dogecoin em 2025 é uma possibilidade com memecoins sendo mais acolhidas no mercado

“Em 2025, um grande gestor de ativos lançará um ETF de memecoin. Nossa aposta é na Dogecoin”, diz firma de análises Wintermute
Imagem da matéria: Conheça a Abstract: nova blockchain criada no Ethereum voltada ao consumidor

Conheça a Abstract: nova blockchain criada no Ethereum voltada ao consumidor

A rede de segunda camada do Ethereum voltada ao consumidor, Abstract, está prestes a lançar sua mainnet. Veja como começar no primeiro dia.