Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital
Foto: Shutterstock

O debate sobre a permissão ou proibição de autocustódia de stablecoins no Brasil voltou à tona nesta quinta-feira (5), durante audiência pública na Câmara dos Deputados. O que inicialmente parecia uma posição consolidada de veto do Banco Central, agora está aberto para possíveis mudanças. 

Tudo começou no dia 29 de novembro, quando o Banco Central lançou para consulta pública uma minuta que apresenta regras para a regulamentação do mercado de câmbio dentro do setor de criptoativos. O artigo 76-N diz: “[É] vedado à prestadora de serviços de ativos virtuais efetuar transmissão de ativo virtual denominado em moeda estrangeira para carteira autocustodiada”. 

Publicidade

Pois nessa quinta-feira (5), o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), responsável por convocar a audiência pública, perguntou ao Banco Central o motivo da proposta de proibição da autocustódia.

O representante do Banco Central foi Renato Kyotaka Uema, chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, que disse que a preocupação da entidade é com a transparência na troca desse tipo de ativo. 

“A transferência para essas carteiras poderia criar alguma opacidade em relação a onde estariam indo estes recursos.  A preocupação do regulador neste primeiro momento de consulta pública é ser o mais rígido possível no sentido de levantar os possíveis riscos. Quando eu falo de opacidade, estamos falando basicamente de dois pontos principais: legislação tributária e legislação de lavagem de dinheiro”, disse Uema.

Porém, o executivo do Banco Central afirmou que a proibição é apenas uma proposta, que está em consulta pública e que isso pode ser alterado conforme o debate público for feito.  

Publicidade

“Um ponto importante para ser ressaltado é que se trata de uma consulta pública. Eventualmente, se houver sugestões, que não sejam simplesmente a proibição, mas que mitiguem esses riscos que foram levantados, o BC vai avaliar essas possíveis soluções e trabalhar da maneira que haja a menor interferência possível na agilidade desse mercado”, afirmou. 

Assista abaixo a audiência completa:

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
mineradoras de bitcoin apreendidas pela Receita federal em Fortaleza

Receita apreende máquinas de mineração de Bitcoin no aeroporto de Fortaleza

As mineradoras ficaram apreendidas por falta de documentação
Imagem da matéria: O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

O que é Phantom? Um guia para a carteira de criptomoedas mais popular da Solana

A Phantom oferece acesso contínuo a DeFi, NFTs e trocas multi-chain em um aplicativo fácil de usar; veja como funciona
Ilustração de hamster como dev para o mercado cripto

Hamster Kombat (HMSTR) atinge menor preço com início da 2ª temporada

O jogo cripto mais famoso do Telegram finalmente está de volta, meses depois do esperado, com um novo jogo tap-to-earn
martelo de juiz com logo da ftx ao fundo

FTX começa a pagar hoje clientes lesados pela grande quebra de 2022

Primeira leva de pagamentos da FTX será feita para clientes que tem menos de US$ 50 mil a receber; soma chega a US$ 1,2 bilhão