Imagem da matéria: Banco Central da Rússia não quer que Bolsa do país negocie ETFs de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Rússia publicou nesta quinta-feira (22) um comunicado que expõe a posição do regulador do mercado de capitais do país contrária a ofertas nas bolsas de valores de produtos financeiros baseados em criptomoedas, incluindo ativos e títulos. De acordo com o texto, a entidade não recomenda, por exemplo, fundos de índices (ETFs) lastreados em bitcoin.

“O Banco da Rússia recomenda que as bolsas russas não admitam a negociação de títulos russos e estrangeiros onde os pagamentos dependem das taxas de câmbio de criptomoedas, preços de ativos financeiros digitais estrangeiros, dinâmica de índices de criptomoedas e criptoativos, bem como preços derivados de criptos e títulos de fundos de criptomoeda”, diz a nota.

Publicidade

Como argumento, o órgão disse que as criptomoedas são caracterizadas por alta volatilidade, falta de transparência nos preços, baixa liquidez, riscos tecnológicos, regulatórios, além de outros riscos específicos. 

BC da Rússia quer proteger o investidor comum

Segundo o banco central russo, a aquisição de instrumentos financeiros vinculados a criptomoedas ou ativos digitais acarreta maiores riscos de perdas a pessoas com pouca experiência ou sem um conhecimento mínimo para investir no mercado e conhecimento suficientes.

“As recomendações do Banco da Rússia são uma medida preventiva e visam impedir a oferta de tais instrumentos a investidores comuns”, ressaltou o órgão, concluindo:

“Essas restrições não se aplicam às moedas nacionais digitais no caso de sua introdução em circulação. Também não se aplicam a ativos financeiros digitais emitidos conforme a legislação russa em sistemas de informação cujos atores são registrados no sistema do Banco da Rússia”.

Publicidade

Vale lembrar que o Departamento de Mercado de Valores Mobiliários e Commodities do banco central russo é o regulador dos mercados de ações da Rússia, segundo comentários sobre o assunto pelo Coindesk.

O ofício com a demanda, assinado pelo governador do Banco Central da Federação Russa, Sergey Shvetsov, foi publicado, em russo, no último dia 19.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”
moedas de bitcoin alinhadas em linhas e colunas

Conheça a extensão de navegador que converte todos os preços da tela em Bitcoin

A extensão converte todos os preços de um site para Bitcoin com o intuito de ajudar na adoção em massa e diminuir compras desnecessárias
Imagem da matéria: Brasil tem 3ª maior adoção do cartão da Avalanche e rede amplia foco no país

Brasil tem 3ª maior adoção do cartão da Avalanche e rede amplia foco no país

Comunidade aberta a testar novas tecnologias faz a Avalanche ver o Brasil como “essencial” para o futuro da rede
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Argentina inocenta Javier Milei em escândalo da criptomoeda Libra

Órgão do Ministério da Justiça da Argentina concluiu que o presidente não violou as leis de ética pública do país ao promover o controverso ativo em fevereiro deste ano