Imagem da matéria: Banco Central da Rússia não quer que Bolsa do país negocie ETFs de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Rússia publicou nesta quinta-feira (22) um comunicado que expõe a posição do regulador do mercado de capitais do país contrária a ofertas nas bolsas de valores de produtos financeiros baseados em criptomoedas, incluindo ativos e títulos. De acordo com o texto, a entidade não recomenda, por exemplo, fundos de índices (ETFs) lastreados em bitcoin.

“O Banco da Rússia recomenda que as bolsas russas não admitam a negociação de títulos russos e estrangeiros onde os pagamentos dependem das taxas de câmbio de criptomoedas, preços de ativos financeiros digitais estrangeiros, dinâmica de índices de criptomoedas e criptoativos, bem como preços derivados de criptos e títulos de fundos de criptomoeda”, diz a nota.

Publicidade

Como argumento, o órgão disse que as criptomoedas são caracterizadas por alta volatilidade, falta de transparência nos preços, baixa liquidez, riscos tecnológicos, regulatórios, além de outros riscos específicos. 

BC da Rússia quer proteger o investidor comum

Segundo o banco central russo, a aquisição de instrumentos financeiros vinculados a criptomoedas ou ativos digitais acarreta maiores riscos de perdas a pessoas com pouca experiência ou sem um conhecimento mínimo para investir no mercado e conhecimento suficientes.

“As recomendações do Banco da Rússia são uma medida preventiva e visam impedir a oferta de tais instrumentos a investidores comuns”, ressaltou o órgão, concluindo:

“Essas restrições não se aplicam às moedas nacionais digitais no caso de sua introdução em circulação. Também não se aplicam a ativos financeiros digitais emitidos conforme a legislação russa em sistemas de informação cujos atores são registrados no sistema do Banco da Rússia”.

Publicidade

Vale lembrar que o Departamento de Mercado de Valores Mobiliários e Commodities do banco central russo é o regulador dos mercados de ações da Rússia, segundo comentários sobre o assunto pelo Coindesk.

O ofício com a demanda, assinado pelo governador do Banco Central da Federação Russa, Sergey Shvetsov, foi publicado, em russo, no último dia 19.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas
Imagem da matéria: "Centavo épico" de Bitcoin é usado para inscrever música da Grimes gerada por IA

“Centavo épico” de Bitcoin é usado para inscrever música da Grimes gerada por IA

Ordinals com uma música gerada por IA da Grimes foi inscrito num satoshi “épico” de Bitcoin avaliado em mais de R$ 10 milhões