Imagem da matéria: Banco Central da Nigéria promete bônus para quem enviar dólares via bancos tradicionais
Foto: Shuterstock

O Banco Central da Nigéria lançou o programa “Naira 4 Dollar Scheme“, na última sexta-feira (05), no qual afirma que vai pagar 5 nairas (R$ 0,077), a moeda local, por cada dólar americano que for recebido pelos canais financeiros tradicionais.

Em dólares, o bônus representa um acréscimo de 0,013% por unidade recebida. Isso é “um esforço para sustentar o fluxo crescente de remessas de expatriados ao país”, segundo o documento oficial publicado pela instituição.

Publicidade

Esse procedimento vai funcionar por dois meses: entre 8 de março e 8 de maio de 2021. Não há maiores explicações sobre a possibilidade de extensão do projeto, caso ele seja bem-sucedido em aumentar o fluxo de dinheiro enviado por imigrantes à Nigéria.

Além disso, em países com a economia fragilizada, as remessas internacionais são uma fonte importante de renda. A Nigéria é o sexto país do mundo que mais recebe remessas internacionais, atrás apenas da Índia, China, México, Filipinas e Egito, conforme os dados do Estatista.

Reguladores do país vem tentando conter o uso do bitcoin e demais criptomoedas para o envio de remessas.

Nigéria em guerra contra o Bitcoin

No começo de fevereiro, o Banco Central proibiu as instituições financeiras de processarem transações advindas das criptomoedas. A determinação afeta diretamente o povo nigeriano, já que esse é o terceiro país do mundo com o maior volume de negociações de criptomoedas pessoa a pessoa (p2p), de acordo os dados da corretora Paxful.

Documento oficial emitido pelo Banco Central da Nigéria sobre as remessas

A medida surtiu efeito, já que a Binance e outras corretoras suspenderam as operações no país. As exchanges estão sem acesso ao sistema financeiro nigeriano, nesse momento. Contudo, isso não significa que o povo está aceitando a resolução de maneira pacífica.

Publicidade

“Dane-se o Banco Central da Nigéria e o governo. Vamos continuar comprando e negociando bitcoin e altcoins da mesma forma por meio de P2P”, afirmou o empresário e arquiteto de blockchain Charles Okaformbah ao Portal do Bitcoin, numa entrevista recente.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de Bitcoin sobre notas de ienes

Anúncio de investimento em Bitcoin faz ações de empresa asiática disparar 90%

Seguindo o manual da MicroStrategy, a empresa japonesa Metaplanet está atraindo forte interesse dos investidores