Imagem da matéria: Associação de criptomoedas quer que Brasil reconheça bitcoin como meio de pagamento
Foto: Shutterstock

Segundo comunicado na quinta-feira (10), a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) apresentou suas demandas à Câmara dos Deputados diante do possível marco regulatório do setor de criptomoedas.

Dentre as propostas, pautadas em maior parte em ações para proteger investidores, um dos pedidos foi para que o bitcoin seja reconhecido como meio de pagamento.

Publicidade

O Ato ocorreu durante uma audiência pública na quarta-feira (09), quando eram tratadas questões sobre o Projeto de Lei 2303/15, que visa regular o mercado de criptomoedas.

As propostas foram baseadas em ações para proteger investidores. A primeira demanda proferida por Safiri Felix, diretor-executivo da associação, foi a criação de uma CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) específica para o mercado de criptomoeda.

A nova entidade, segundo a proposta, serviria tanto para ampliar a segurança jurídica como também para servir como um filtro. Com a ação,  seria criada uma base de empresas confiáveis para consulta dos investidores.

Conforme a nota, a segunda demanda da associação é a obrigatoriedade de informe de transações suspeitas e o estabelecimento de um canal de comunicação oficial com a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo COAF.

Publicidade

Por fim, a terceira demanda que ficou registrada é sobre a inclusão dos criptoativos no arranjo de pagamentos no Brasil. Segundo a associação, a ação traria mais clareza à sociedade sobre as criptomoedas, o que provocaria sua maior adoção como meio de pagamentos.

“Com a construção de um marco regulatório que leve segurança e consistência ao setor, cada vez mais brasileiros poderão ter acesso a esses importantes instrumentos de diversificação e construção de patrimônio”, comentou na nota, Felix.

Além de deputados e da associação, participaram da audiência representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Febraban, Polícia Federal e especialistas do setor criptoeconômico.

CPI das criptomoedas

O Deputado Federal Áureo Ribeiro afirmou ter conseguido as assinaturas necessárias para instaurar a ‘CPI das Criptomoedas’. O anúncio também foi feito na quarta, durante a audiência.

Publicidade

“Nós já conseguimos o número regimental para protocolar uma CPI, na Câmara dos Deputados, para discutir pirâmides financeiras feitas através de criptoativos. Tenho certeza que é apenas o começo de uma caminhada”, disse o deputado, que é o autor  PL 2.303/2015.

As assinaturas agora devem ser encaminhadas à Câmara dos Deputados, onde passará por aprovação.

Uma CPI pode convocar pessoas para depor, ouvir testemunhas, requisitar documentos e determinar diligências, entre outras medidas.

Caso necessário, o resultado pode ser remetido ao Ministério Público, para que promova a responsabilização civil e criminal dos infratores.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular mostra logo da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil CVM

CVM ganhou R$ 832 milhões com multas aplicadas em 2023, um aumento de 1.791%

A autarquia também registrou o maior número de casos julgados desde 2019
Equipamento de mineração com CPU em uma mesa de escritório com sinal luminoso do Bitcoin atrás

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde em último ajuste antes do halving

Recorde significa que mineradores estão correndo para garantir a recompensa de 6,25 BTC por bloco antes do halving
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

O impacto ambiental do Bitcoin após o halving será para melhor ou pior?

O halving vai remodelar quem explora o Bitcoin e, portanto, a eficiência energética da rede. Isso compensará o imenso uso do BTC?
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção