Imagem da matéria: Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo
Imagem criada por Decrypt com IA

O bilionário de Bitcoin e ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, espera que os ativos de risco, como as criptomoedas, passem por um período difícil até maio. Isso significa que o mercado pode estar sujeito a uma queda nos preços, em vez de uma alta esperada em torno do halving do Bitcoin.

“A narrativa de que o halving é positivo para os preços das criptomoedas está bem enraizada. Quando a maioria dos participantes do mercado concorda com um determinado resultado, geralmente ocorre o oposto”, escreveu Hayes em seu último ensaio. “É por isso que acredito que os preços do Bitcoin e das criptomoedas em geral cairão em torno do halving.”

Publicidade

Leia também: Veja como o Bitcoin se comportou nos halvings passados e por que desta vez pode ser diferente

O halving do Bitcoin é um evento programado regularmente que reduz a taxa de entrada de novos BTC no mercado por meio das recompensas dos mineradores. Esse próximo halving — que reduzirá a recompensa do minerador de 6,25 BTC para 3,125 BTC — será o quarto a ocorrer desde que o Bitcoin foi lançado em 2009.

Normalmente, esse lembrete periódico da escassez do Bitcoin faz com que seu preço — e o restante do mercado de criptomoedas — se recupere. Mas, desta vez, Hayes explica que a liquidez do dólar norte-americano pode atrasar a alta pós-halving que a maioria dos traders espera.

Leia também: Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

Ele continua explicando que a liquidez do dólar foi afetada pelos pagamentos de impostos dos EUA, pelo programa de Quantitative Tightening (QT) do Federal Reserve — contração quantitativa, uma política em que o banco central reduz a quantidade de dinheiro disponível no mercado — e pelo saldo da Conta Geral do Tesouro (TGA). Juntas, essas forças macroeconômicas reduziram a liquidez do dólar norte-americano, afetando os preços dos ativos e as estratégias de negociação.

Portanto, em vez de desencadear uma alta, Hayes espera que o próximo halving do Bitcoin possa “adicionar combustível a uma grande queima de criptoativos”.

Publicidade

Por esse motivo, ele disse que vai esperar até que as coisas se acalmem em maio. Ele explicou que vendeu parte da sua reserva de Solana (SOL), a memecoin “cat in a dogs world” (MEW) e a utility coin da NetMind Chain, NetMind Token (NMT).

“Os rendimentos foram colocados no USDe da Ethena e colocados em stake para obter rendimento”, escreve ele. “Antes da Ethena, eu teria mantido em USDT ou o USDC e não teria ganhado nada, enquanto Tether e Circle capturaram todo o rendimento dos títulos da dívida de curto prazo (“T-bill” é uma sigla para Treasury Bills).”

O USDe da Ethena é um “protocolo de dólar sintético” que gera rendimento a partir de uma combinação de recompensas de staking do Ethereum e posições de derivativos de hedge. No entanto, os altos rendimentos atraíram comparações com a stablecoin TerraUSD da Terra, que, de forma surpreendente, eliminou US$ 11 bilhões do mercado quando faliu em 2022.

No momento em que este artigo foi escrito, o rendimento do USDe estava em 37,1%, de acordo com a página inicial da Ethena. Mas há uma coisa que Hayes disse que não fará durante o período de descanso: operar a descoberto no mercado.

Publicidade

“De agora até 1º de maio, estarei em uma zona de não negociação”, escreveu ele. “Espero voltar em maio com a reserva de liquidez pronta para ser usada e me posicionar para que o mercado em alta comece de fato.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Imagem da matéria: Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Em um processo judicial, a SEC argumentou que a Coinbase não pode exigir que o regulador escreva novas regras para o setor cripto
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”