Além de usarem a fama em prol de ações de combate ao coronavírus, as lives Luan Santana, Ivete Sangalo, Bell Marques e outros artistas possuem outro ponto em comum. Em todas elas o canal para arrecadação de doações era o PicPay, por meio de QR Code lido pelo aplicativo da fintech.

De acordo com O CEO do Picpay, Gueitiro Genso, declarou à revista IstoÉ Gente que a empresa já arrecadou mais de R$ 5 milhões em doações no mês de abril. A fintech criou uma Central de Doações para recebimento e repasse desses recursos.

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Para maio, já há outros shows agendados para arrecadação de doações, Jorge e Mateus (02/05) e Wanessa Camargo (03/05).

Embora o PicPay não retenha qualquer valor das doações, a necessidade de ter o aplicativo para realizar as transferências é um elemento que potencializa a base de clientes. A fintech afirma já ter uma base de 14 milhões de usuários.

Live de Ivete Sangalo, que contou com QR Code do PicPay para captar doações contra o coronavírus
Live de Ivete Sangalo, que contou com QR Code do PicPay para captar doações contra o coronavírus.
(Foto: Reprodução/YouTube)

O mesmo sistema vale para as parcerias firmadas com o governo de São Paulo e com a Prefeitura de Duque de Caxias (RJ). Em ambos os casos o PicPay é o intermediário responsável por repassar os recursos relativos a auxílio merenda para estudantes matriculados na rede pública de ensino.

Além dessas ações, o PicPay foi ainda um dos patrocinadores da edição 2020 do Big Brother Brasil, encerrado na segunda-feira (27). O pagamento do prêmio de R$ 1,5 milhão à vencedora, Thelma Assis, será feito por meio da fintech, que também patrocinou a live de Ivete Sangalo.

Maior exposição e maiores cobranças

Junto com o maior destaque do PicPay no noticiário e nas parcerias, aparecem também mais reclamações sobre os serviços prestados pela empresa de pagamentos.

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Um levantamento feito pelo Portal do Bitcoin no portal Reclame Aqui mostrou que nos primeiros 25 dias do mês de abril foram 6.840 queixas — o que representa 62,8% de todas reclamações feitas nos últimos seis meses.

Até março, o PicPay tinha uma média de 60 reclamações por dia. Em abril, no entanto, esse número passou para 266 — um crescimento de 350%. A cada hora são registradas dezenas de novas queixas.

As reclamações têm motivações diversas. Cobranças indevidas ou em duplicidade, problemas com compensação de pagamentos, falhas no estorno de operações e bloqueio de contas e transações estão entre elas.

Vale lembrar que o Reclame Aqui decidiu congelar a reputação das empresas junto à plataforma durante o período de pandemia. Por enquanto, a nota do PicPay é 7,3, considerada boa.

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O que diz o PicPay

Após a publicação da reportagem no último sábado, o PicPay afirmou via assessoria de imprensa que seus 1.300 colaboradores “têm trabalhado de maneira incansável para assegurar a melhor experiência aos usuários do aplicativo”.

A empresa também diz que está ampliando o quadro de funcionários para dar conta da estratégia de expansão da base de clientes.

“Com maior robustez de estrutura, será possível prover ainda melhor atendimento. Enquanto isso, o time de relacionamento do PicPay segue à disposição 24 horas por dia para responder o alto volume de mensagens recebidas via redes sociais e chat do aplicativo”.


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