O saldo de Ethereum nas grandes corretoras de criptomoedas atingiu uma mínima de 15 meses, com 15,4 milhões de ETH (US$ 20,5 bilhões), de acordo com a Glassnode no sábado (23).
O êxodo começou na terça-feira, quando havia 16,6 milhões de ETH nas exchanges, o que significa que US$ 1,6 bilhão saiu das corretoras. A conta Whale Alert no Twitter, um bot que rastreia grandes transações de criptomoedas, relatou que grande parte saiu em direção a carteiras anônimas.
Mas para onde foi e o que causou isso?
Pedro Febrero, analista da Quantum Economics, disse ao Decrypt que pode haver três razões que explicam por que tanta ETH foi drenada das bolsas.
Primeiro, “Ethereum voltou a ser bloqueado no DeFi”, disse Febrero, em referência aos smart contracts de projetos de finanças descentralizadas. DeFi refere-se à indústria emergente de protocolos de empréstimos descentralizados, bolsas e protocolos derivativos sintéticos.
No entanto, esse não parece ter sido o motivo. De acordo com o DeFi Pulse, um site que rastreia a quantidade de criptomoedas em contratos inteligentes, a quantidade de ETH bloqueada no DeFi na verdade diminuiu de 7 milhões de ETH na terça-feira para 6,9 milhões no dia seguinte. E quanto ao resto?
Leia Também
A próxima melhor estimativa de Febrero: “O número de ETH bloqueados na cadeia de beacon (PoS) cresceu mais de 320% desde dezembro de 2020.” Febrero, aqui, está falando sobre a ETH bloqueadas nos contratos inteligentes para ETH2.0, a atualização de próxima geração para o blockchain Ethereum. As pessoas fazem stake em ETH 2.0 para proteger a rede e ganham recompensas em seus depósitos.
E bingo! Verifique as estatísticas. Em 19 de janeiro, 170.000 ETH foram colocadas em ETH2.0, e depois outros 200.000 ETH na quarta-feira. Isso pode ser responsável por cerca de um terço do ETH que saiu, mas não tudo.
Em terceiro, “Investidores institucionais e smart money, como investidores da GrayScale, estão acumulando Ethereum”, disse ele.
Então, para onde foi toda a ETH? Os investidores privados, HODLers e investidores podem explicar a localização do resto das moedas misteriosas.
Mas para onde foi a ETH é secundário se comparada ao fato de ela ter saído das bolsas, explicou Febrero. “Em nossa opinião, achamos que isso significa que o preço do Ether tem mais chance de subir. Quanto menos Ether estiver disponível nas bolsas, maior será a probabilidade de o preço subir”, disse ele.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co