Imagem da matéria: Amoêdo diz que usará blockchain para desburocratizar cartórios
João Amoêdo (Foto: contabilidadetv/Wikipedia)

O candidato à presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, fez uma publicação em sua página oficial de campanha no Facebook dizendo que irá aplicar a tecnologia blockchain para a validação de contratos e documentos. Durante a pré-campanha, o candidato já havia defendido a mesma proposta.

A publicação na rede social vem com a legenda:

Publicidade

Ninguém aguenta mais perder tempo nos cartórios. Em um mundo cada vez mais conectado queremos que você possa validar documentos e contratos- que hoje são monopolizados pelos cartórios – pela internet. Para garantir a segurança e transparência a tecnologia blockchain é a melhor alternativa do momento.

Em maio, Amoêdo publicou em sua página uma reportagem do Valor Econômico dizendo que o lucro dos cartórios havia subido 12%, apesar do período de crise econômica. Ele disse que é “a favor da digitalização dos serviços cartoriais, por meio de tecnologias seguras e transparentes (como o blockchain)”.

O candidato tem usado a desburocratização como uma das principais bandeiras de sua campanha e diz que a tecnologia pode auxiliar barateamento e simplificação dos serviços prestados pelos cartórios.

Na publicação de maio, o então pré-candidato defendeu que “com menor burocracia, a digitalização simplificaria e facilitaria os negócios do dia a dia para todos, com menores custos.”

Amoêdo e criptomoedas

Na entrevista exclusiva que João Amoêdo concedeu ao Portal do Bitcoin poucos dias após sua primeira publicação favorável à tecnologia blockchain, ele disse que considera vantajoso que exista mais de um meio de troca no mercado, referindo-se às criptomoedas.

Questionado sobre como iria tratar a questão da regulamentação das criptomoedas no Brasil, Amoêdo disse que desaprova regras específicas “trazem um engessamento desnecessário a atividade”.

Publicidade

Já a candidata Marina Silva, da Rede, usou a plataforma Voto Legal para promover o financiamento coletivo de sua campanha. O site usa blockchain para validar os valores doados e a autenticidade dos doadores, com o objetivo de aumentar a transparência e evitar fraudes no processo de divulgação da candidata.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular mostra logo da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil CVM

CVM ganhou R$ 832 milhões com multas aplicadas em 2023, um aumento de 1.791%

A autarquia também registrou o maior número de casos julgados desde 2019
Homem aponta controle para TV que emerge imagens em 3D

‘TV 3.0’ que chegará ao Brasil em 2025 vai precisar de internet ou conversor? Entenda

Novo sistema de transmissão para TVs promete enviar som e imagem com qualidades maiores, além de maior interatividade com o espectador
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

O Impacto da BlackRock no mercado de tokenização de ativos do mundo real | Opinião

O autor comenta sobre o novo fundo da maior gestora de ativos do mundo e os próximos passos da economia tokenizada
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca