Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado
Shutterstock

No mês de agosto a Receita Federal recebeu 12.053 declarações de transações de criptomoedas vindas de CNPJs, um recorde desde que a entidade começou a fazer o registro em agosto de 2019.

As informações estão disponíveis na base de dados que a Receita divulga todo mês e que coleta por meio da regra estabelecida pela Instrução Normativa 1.888/2019: as corretoras sede no Brasil devem informar todas transação; quando é feito em exchange sem CNPJ ou peer-to-peer, o reporte deve ser feito pela pessoa física ou jurídica.

Publicidade

O número de pessoas físicas que relataram transações cripto para a Receita atingiu um recorde histórica em julho, com 1.336.809, mas caiu em agosto para 1.300.535.

O número de pessoas físicas que fizeram os reportes de um salto no meio do ano: de 366.249 em maio para 794.976 em junho.

Já o número de CNPJs vem seguindo uma linha mais reta: janeiro registrou o menor número, com 9.303, saltando para 11.794 em junho e seguindo sempre nessa região. Agosto foi a primeira que vez que se bateu a marca de mais de 12 mil empresas declarando transações cripto em um mês.

Veja abaixo como vem sendo o volume de empresas e pessoas que informram transações de criptomoedas pras a Receita Federal desde o começo do ano:

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Um homem foi detido pela polícia no sábado depois de escalar o letreiro de Hollywood para promover sua memecoin da Solana
moeda solana com grafico no fundo

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 95 mil e Solana desaba 8% com crise das memecoins

Solana (SOL) é a criptomoeda do top 10 que mais cai no dia, na semana e no mês
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Bolsa de valores da Argentina despenca após polêmica de Milei com memecoin

O índice de referência S&P Merval opera em queda após o líder da Argentina ser acusado de fraude com o token LIBRA
Jonathan Gould, escolhido por Trump para liderar a OCC

Trump escolhe empresário cripto para liderar órgão regulador de bancos

Trump escolheu o ex-diretor jurídico da Bitfury, Jonathan Gould, para liderar o Escritório do Controlador da Moeda (OCC)