Imagem da matéria: Agosto teve o maior número da história de CNPJs declarando criptomoedas para a Receita Federal
Foto: Shutterstock

No mês de agosto a Receita Federal recebeu 12.053 declarações de transações de criptomoedas vindas de CNPJs, um recorde desde que a entidade começou a fazer o registro em agosto de 2019.

As informações estão disponíveis na base de dados que a Receita divulga todo mês e que coleta por meio da regra estabelecida pela Instrução Normativa 1.888/2019: as corretoras sede no Brasil devem informar todas transação; quando é feito em exchange sem CNPJ ou peer-to-peer, o reporte deve ser feito pela pessoa física ou jurídica.

Publicidade

O número de pessoas físicas que relataram transações cripto para a Receita atingiu um recorde histórica em julho, com 1.336.809, mas caiu em agosto para 1.300.535.

O número de pessoas físicas que fizeram os reportes de um salto no meio do ano: de 366.249 em maio para 794.976 em junho.

Já o número de CNPJs vem seguindo uma linha mais reta: janeiro registrou o menor número, com 9.303, saltando para 11.794 em junho e seguindo sempre nessa região. Agosto foi a primeira que vez que se bateu a marca de mais de 12 mil empresas declarando transações cripto em um mês.

Veja abaixo como vem sendo o volume de empresas e pessoas que informram transações de criptomoedas pras a Receita Federal desde o começo do ano:

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas