Imagem da matéria: A semana no criptotwitter: Musk faz dogecoin subir e zomba da senadora Warren; Melania Trump entra nos NFTs
Foto: Shutterstock

Elon Musk dominou o mundo cripto no Twitter na última semana.

O CEO da Tesla e da SpaceX estava na mira da senadora Elizabeth Warren e imediatamente ficou na defensiva. Ele também fez um grande anúncio sobre a Tesla e dogecoin (DOGE) e, em seguida, foi assunto entre usuários turcos do Twitter.

Publicidade

Melania Trump, ex-primeira dama dos EUA, também anunciou seu primeiro passo no setor dos criptoativos por meio de um novo empreendimento de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês).

A febre Musk

Na última segunda-feira (13), a revista TIME nomeou Elon Musk como a Personalidade do Ano de 2021. A tradicional revista, muito envolvida com NFTs, certamente sabia que Musk se descontrola no Twitter.

Só demorou um dia para que ele disparasse tuítes que fizeram com que algumas pessoas criticassem a Time por tê-lo escolhido.

Na terça-feira (14), Musk respondeu a um tuíte de Elizabeth Warren, senadora do estado americano de Massachusetts, que criticava Musk: “Vamos mudar o manipulado código fiscal para que a Personalidade do Ano realmente pague impostos e pare de se aproveitar de todo mundo”.

Musk respondeu: “Pare de projetar! Você me lembra de quando eu era criança e a amiga raivosa da minha mãe que aleatoriamente gritava com todos sem motivo”.

Publicidade

13 minutos depois, ele tuitou outra resposta, ainda mais apimentada: “Por favor, não chame o gerente pra mim, senadora Karen  🙏”.

Ele não parou aí. Poucas horas depois, Musk voltou ao Twitter com um comentário que respondia mais diretamente a crítica específica de Warren: “E se você abrisse seus olhos por dois segundos, perceberia que eu vou pagar mais impostos do que qualquer americano na História este ano”.

A quarta e última direta foi sucinta: “Não gaste tudo de uma vez… opa, espere aí… você já gastou”. Warren não respondeu.

Na terça-feira, horas após criticar Warren, Musk casualmente tuitou que a Tesla iria aceitar dogecoin como pagamento de seus produtos e “ver como vai ser”. A memecoin favorita do mundo disparou 20% após o tuíte.

Publicidade

Durante a semana, Musk foi mencionado por usuários turcos no Twitter, em uma notícia relacionada a cripto.

A outra empresa do CEO da Tesla, a fabricante de foguetes SpaceX, foi selecionada pela República da Turquia para lançar dois satélites este ano para a operadora estatal de satélites de comunicação Türksat.

O primeiro satélite havia sido lançado em janeiro. O segundo foi lançado nesse domingo (19). Como agradecimento, o presidente Erdoğan disse a Musk, durante uma videoconferência, que ele irá receber um NFT feito de arte de satélite e criado por cinco mil estudantes.

Melania x Solana

Na última quinta-feira (16), a ex-primeira dama dos EUA Melania Trump tuitou que irá lançar a “plataforma NFT Melania Trump”, que irá vender NFTs exclusivamente por meio de seu site.

Seus NFTs serão emitidos no Solana. Poucos minutos depois, um porta-voz do Solana Labs enviou uma declaração à imprensa: “Quero informá-los, para evitar qualquer confusão, que a escolha dela em usar o blockchain Solana foi completamente orgânica e que esse projeto não faz parte de qualquer iniciativa liderada pelo Solana”.

O primeiro projeto de Melania é uma colaboração com o aquarelista Marc-Antoine Coulon. A obra inicial é chamada de “Melania’s Vision” e “representa os olhos azuis-cobalto da sra. Trump”, de acordo com uma declaração.

Publicidade

O comprador do NFT também receberá um amuleto físico e uma gravação em áudio da ex-primeira dama dando uma “mensagem de esperança”.

Qualquer pessoa que adquirir um NFT de Melania Trump irá receber uma cópia digital, uma cópia física e um acessório.

“Melania’s Vision” será vendido por 1 SOL (cerca de US$ 185) e os lucros de todos os seus NFTs irão para sua iniciativa Be Best, uma caridade para ajudar crianças desfavorecidas.

Gamers vs. NFTs

Na quinta-feira (16), a desenvolvedora de jogos GSC Game World cancelou seus planos de lançar NFTs em seu futuro jogo S.T.A.L.K.E.R. 2 após sofrer represálias do mundo dos jogos.

Esta não é a primeira vez que jogadores reagiram mal a um anúncio de NFT.

A Ubisoft enfrentou uma resposta semelhante sobre sua decisão de implementar NFTs em seu novo jogo “Ghost Recon” e o Discord descartou uma possível integração à carteira de criptomoedas MetaMask por conta de reações parecidas.

A rejeição de NFTs por gamers ainda precisa ser avaliada adequadamente pela indústria, mas é improvável que o confronto acabe em breve.

Publicidade

Muitos deles parecem estar convencidos de que NFTs são estúpidos ou uma forma “sem-vergonha” de ganhar dinheiro ou ruim para o meio ambiente – ou todas as opções.

Adidas x BAYC

Por fim, o lançamento de NFTs da Adidas Originals, que é uma colaboração com o criador do NFT PUNKS Comic Pixel Vault e o colecionar de NFTs gmoney, aconteceu na última sexta-feira (17) e lucrou US$ 23,4 milhões em poucas horas, tornando-se o principal projeto por volume negociado, apesar de ter caído para terceiro lugar, de acordo com o site CryptoSlam.

Na venda geral da Adidas, os NFTs foram limitados a dois por cliente, mas isso não evitou que um cliente criasse uma solução alternativa e fascinante, usando um contrato autônomo personalizado.

O contrato gerou 165 subcontratos com endereços únicos; cada subcontrato emitiu dois NFTs cada em uma transação e enviou os 330 NFTs para o endereço Ethereum principal do criador.

O engenheiro em blockchain Montana Wong explicou tudo em uma série de tuítes que, em seguida, foram verificados pelo criador do contrato.

Foi outra semana agitada e apimentada no Crypto Twitter, apesar de uma calmaria no mercado de criptomoedas. Às vezes, os preços são a coisa menos interessante sobre o setor de criptoativos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM julga hoje pirâmide Atlas Quantum; veja detalhes da acusação

Procuradoria da CVM acusa Atlas Quantum de operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários e embaraço à fiscalização da CVM
Imagem da matéria: FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

Aprovado na Câmara esta semana, o projeto FIT21 visa regular o setor de criptomoedas dando segurança para consumidores e estimulando empreendedores
Imagem da matéria: Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista

Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista

O executivo Leo Kahn destacou no Ethereum Rio 2024 que apesar dos custos, indústria cripto deve incentivar ao máximo a descentralização
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central adia Drex para realizar novos de testes de privacidade

BC explica que primeira fase de testes foi focada em elementos de privacidade, mas as soluções encontradas “ainda não estão maduras”