O autor do livro “Pai Rico Pai Pobre”, Robert Kiyosaki, voltou à carga em suas previsões negativas para os mercados de bitcoin, ouro e prata. Nesta sexta-feira (02), ele decidiu explicar os motivos pelos quais acredita que os três ativos desabarão no futuro.
“Short Squeeze”, escreveu em sua conta pessoal no Twitter. O termo não tem tradução equivalente em português mas o escritor quis dizer que quando o mercado de ações e imobiliário desabarem, os investidores serão pegos de surpresa — sem dinheiro.
“Eles precisarão de dinheiro e serão forçados a venderem os ativos mais líquidos como o ouro, a prata e o bitcoin”, escreveu o Kiyosaki.
Como consequência, prevê, o dólar subirá e os ativos que ele resume na sigla GSBC (outro, prata, bitcoin e comodities na tradução para o português) estarão com preços baixos e em promoção. Este é o momento de comprar, acredita.
Pai Rico e bitcoin
Desde a semana passada, a posição do autor em relação ao futuro próximo do ouro e do bitcoin mudou. Até então, ele vinha defendo a compra destes ativos como proteção contra um possível movimento inflacionário do dólar.
Contudo, ele passou a acreditar que, por causa da descoberta da vacina contra o coronavírus, existe uma iminente quebra do mercado de ativos.
“Não faça o que eu fiz”, escreveu na semana passada também pelo Twitter, avisando seus leitores que havia comprado ouro, bitcoin e prata, mas que tinha sido um investimento ruim.
“Fique com dinheiro. Seja mais esperto. Seja paciente. O pior ainda está por vir. Se cuidem”, acrescentou.
É bom lembrar que antes do fim de setembro, ele tinha uma posição oposta. Desde pelo menos 2018, o autor de “Pai Rico Pai Pobre” defendeu em diversos momentos a compra dos mesmos ativos.