Logo do Reddit no celular
Shutterstock

A plataforma social Reddit, bastante antenada na comunidade de criptomoedas, estuda integrar o World ID — sistema de verificação de identidade baseado em escaneamento de íris, o mesmo usado nas doações de Worldcoin (WLD) — para confirmar que usuários são pessoas reais sem revelar suas identidades. A tecnologia é controlada pela Tools for Humanity, empresa cofundada por Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa por trás do ChatGPT.

De acordo com o site Semafor, pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a rede social Reddit está em negociações com a Tools for Humanity para integrar o World ID como um de seus provedores de verificação terceirizados . Eles observam que essa ferramenta poderá em breve se tornar uma forma de os usuários de redes sociais verificarem que são indivíduos únicos, permanecendo anônimos na plataforma.

Publicidade

Reddit e World ID

A iniciativa do Reddit surge em resposta ao crescimento de conteúdo inautêntico nas redes, impulsionado por IA, e atende a uma demanda global por soluções de autenticação mais robustas — especialmente diante de projetos de lei que discutem a verificação etária em plataformas online.

O uso do World ID também permite que os usuários verificados recebam a criptomoeda Worldcoin (WLD), associada ao ecossistema do projeto. No entanto, o avanço da tecnologia tem sido alvo de críticas e investigações em diversos países.

Casos recentes em países como Chile e Argentina levantaram preocupações com a coleta de dados biométricos, especialmente de menores, relata o Criptonoticias.

No Chile, a Suprema Corte ordenou a exclusão de dados de uma menor que teve sua íris escaneada sem consentimento válido. Já na Argentina, órgãos reguladores acusaram a empresa de práticas contratuais abusivas e falta de transparência.

Publicidade

No mês passado, a World, anteriormente conhecida como Worldcoin, foi suspensa por reguladores da Indonésia, que alegam que a startup de blockchain pode ter cometido uma “violação grave” das regulamentações do país.

Worldcoin proibida no Brasil

No final de janeiro, a Tools for Humanity foi proibida de oferecer criptomoedas ou outros tipos de remuneração em troca de dados de brasileiros. A medida foi aplicada pela ANPD.

A Worldcoin, posteriormente rebatizada de World, é um projeto criado por Sam Altman, criador da OpenAI, para coletar íris das pessoas ao redor do mundo e fazer um registro em blockchain desse traço que é único em cada pessoa da Terra.

O objetivo, segundo a empresa, é permitir que as pessoas tenham a habilidade de comprovar a própria identidade em um mundo altamente digital. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Pump.fun lança seu token PUMP no sábado, com airdrop “em breve”

Pump.fun lança seu token PUMP no sábado, com airdrop “em breve”

Pump.fun lança ICO massivo do token PUMP no dia 12 de julho em grandes corretoras
Imagem da matéria: Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

A campanha de malware “FoxyWallet” contou com mais de 40 extensões maliciosas que se passavam por carteiras legítimas de criptomoedas na loja do Firefox
ilustração de uma pessoa amarrada

Bilionário cripto reage a sequestro e arranca dedo de criminoso

Tim Heath, investidor conhecido no setor cripto, relatou o episódio violento enquanto cresce o número de ataques físicos contra detentores de criptomoedas
Imagem da matéria: Solana, XRP, Dogecoin e outros ETFs de cripto vão decolar?

Solana, XRP, Dogecoin e outros ETFs de cripto vão decolar?

Onda de ETFs que acompanham o desempenho de diferentes altcoins parece prestes a receber sinal verde dos reguladores