Imagem da matéria: Como o Nubank usa dados e tecnologia para mapear vida financeira dos brasileiros
Foto: Shutterstock

O Data Nubank, plataforma de análises que trata finanças de uma forma descomplicada, surgiu com a missão de disseminar a informação e enriquecer debates, aproveitando os dados disponíveis e a tecnologia das plataformas de análises disponíveis no banco. A explicação foi dada pela economista do banco digital, Rafaela Nogueira, durante o Fintouch, evento realizado pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), na semana passada.

O primeiro estudo divulgado pela instituição, em 2020, foi para saber como o brasileiro estava usando o auxílio emergencial. O levantamento mostrou que no dia que o dinheiro caía na conta, um quarto era transferido ou usado no mesmo dia.

Publicidade

Também foi possível identificar um aumento das despesas com o cartão de débito. No caso do cartão de crédito, o perfil do consumo não se alterou. “O brasileiro tinha a renda comprometida, mas ele manteve os compromissos financeiros evitando novas dívidas, porque ele sabia que o auxílio era temporário e não geravam mais dividas”, explicou Rafaela.

Outro estudo foi sobre a digitalização financeira na pandemia. Uma das conclusões foi que as pessoas estavam gastando em menos lugares, mas o tíquete médio era maior. “Todo mundo lembra da fase do supermercado, pessoas comprando como se o mundo fosse acabar, esse dado reflete um pouco a redução dos gastos no cartão de crédito, mas com aumento do tíquete”, contou.

O levantamento mais recente, divulgado pelo Nubank no início da semana, mostrou um aumento no número de jovens tornando-se MEIs. De acordo com o levantamento, o mesmo aconteceu na crise econômica de 2015, quando o número de jovens empreendedores representava 25% do total de MEIs, contra 22% em dezembro de 2014. Em fevereiro do ano passado, esse percentual era de 27% e, em agosto do mesmo ano, 30%.

Um dos motivos para este avanço, segundo o estudo, é a necessidade de encontrar uma fonte alternativa de renda após a perda do emprego formal e não conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Todos os estudos já feitos estão aqui.

(Por Alessandra Taraborelli, para o Finsiders)

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

ANBIMA e Ibpad lançam a 7ª edição do Finfluence, estudo que analisa as maiores contas de finanças nas redes sociais
Logo da Novadax

Site da corretora de criptomoedas Novadax sai do ar: “Estamos com instabilidade”

A empresa diz que está trabalhando para normalizar as operações para o domínio .com.br e pede para clientes acessarem o domínio .com.
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Binance recupera R$ 430 milhões em disputa de dois anos com Capitual

O dinheiro foi resgatado em etapas após o STJ rejeitar um recurso da fintech no final de junho
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

“Coach do Bitcoin” é solto após passar apenas 2 semanas na prisão

A Justiça do Rio acatou a solicitação da defesa de Rodrigo dos Reis de que sua doença requer medicamentos complexos e alimentação balanceada