Imagem da matéria: Irã vai permitir pagamento de importações com criptomoedas mineradas no país
(Foto: Shutterstock)

O Banco Central do Irã (CBI) passou a permitir o pagamento de importações com criptomoedas extraídas no país, ou seja, provenientes da mineração de empresas reguladas pelo governo. O novo meio de pagamento transfronteiriço vale a partir de agora para os bancos e as casas de câmbios iranianas, afirmou o site Financial Tribune no sábado (24).

De acordo com a publicação, as empresas dos dois setores já foram notificadas sobre a nova estrutura regulatória para o novo meio de transferência. A emenda, disse o site, significa que essas instituições agora poderão pagar por bens e serviços de outros países e desta forma contornar as sanções econômicas impostas pelos EUA.

Publicidade

Ao repercutir a notícia, o Coindesk relembrou que anteriormente o CBI havia decidido que apenas a instituição poderia realizar tal operação. Ao comentar o assunto, o Cointelegraph fez analogia a um relatório de 2018 feito por um grupo de especialistas do Centro de Pesquisa da Assembleia Legislativa Islâmica.

“Na verdade, a estratégia parece ter sido elaborada há vários anos”, observou o site, acrescentando um trecho do documento: ‘De acordo com os especialistas, uma forma de evitar os efeitos adversos das sanções injustas é usar criptomoedas para o comércio exterior’.

Esse discurso, no entanto, foi repetido no mês passado, quando o Centro de Estudos Estratégicos do Irã (CSS), órgão que funciona como uma espécie de conselheiro econômico do país, publicou um relatório que sugere ao governo a adesão ao setor de criptomoedas tanto para gerar receita quanto para contornar sanções internacionais.

No documento, o CSS afirmou que a mineração de criptomoedas pode trazer benefícios econômicos para diversos setores da economia do país, além da possibilidade de transformar petróleo e gás em bitcoins.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

A DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG) foi distribuída via airdrop ontem (24) e logo se tornou o token Runes com maior número de detentores
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana
Imagem da matéria: “Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

“Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

Durante o Web Summit, Yat Siu conversou com a reportagem sobre as principais mudanças do mercado cripto no último ano e as novas tendências que despertam seu interesse
Celular com logotipo da BInance

Filipinas ordenam que Apple e Google removam a Binance de lojas de aplicativos

O regulador filipino acusa a Binance de oferecer títulos não registrados aos investidores e atuar como uma corretora não registrada