O CEO da Tesla, Elon Musk, disse nesta sexta-feira (19) que as empresas têm uma vantagem melhor segurando Bitcoin do que dinheiro no ambiente de taxas de juros baixas de hoje. O comentário veio em um tweet para um vídeo da Bloomberg que fazia referência à compra recente de US$ 1,5 bilhão em bitcoin da Tesla no início deste mês.
“Ter um pouco de Bitcoin, que é simplesmente uma forma menos burra de liquidez do que dinheiro, é uma aventura para uma empresa S&P 500”, disse Musk.
O empresário acrescentou que, embora seu comentário não refletisse a compra de Tesla, apenas um “tolo” continuaria a ficar em dinheiro do que procurar alocar em outros ativos. “Para ser claro, *não* sou um investidor, sou um engenheiro. Eu nem mesmo tenho ações negociadas publicamente além da Tesla. No entanto, quando a moeda fiduciária tem juros reais negativos, apenas um tolo não procuraria em outro lugar.”
Mas ele ainda é cético em relação ao Bitcoin; ele apenas acha que não é tão bobo quanto dinheiro. “Bitcoin é uma bosta quase igual o dinheiro fiduciário. A palavra-chave aqui é “quase”, ele disse.
Leia Também
Alguns membros da comunidade de criptomoedas no Twitter perguntaram por que Musk achava que o Bitcoin era bosta, especialmente em comparação com o dinheiro. Ele brincou: “De alguma forma, um arquivo de texto hash usando criptografia antiga pode ser trocado por bens e serviços reais !? Surpreendente.”
Essa narrativa é semelhante ao que Raghuram Rajan, ex-economista-chefe do FMI, disse sobre o Bitcoin no ano passado. Ele observou que, embora o ativo em si não tivesse valor intrínseco, a comunidade, os usuários e as empresas acabaram dando a ele algum valor. “Tem valor porque os outros acham que tem valor”, disse Rajan na época.
Claro que existem críticos. O CEO da Euro Pacific Capital, Peter Schiff – embora tenha admitido que fez uma aposta ruim de que o Bitcoin nunca chegaria a US$ 50.000 – continua a afirmar que o Bitcoin não tem valor intrínseco e acabará caindo para zero.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co