Kwon Joon
Trader sul-coreano Kwon Joon, de apenas 12 anos (Foto: Reprodução/Youtube)

Em vez de trocar brinquedos com os amiguinhos, o garoto sul-coreano Kwon Joon, de apenas 12 anos, acumulou 43% de lucro com a compra de ações no ano passado. Depois da conquista, o jovem passou a pensar grande e já sonha em se tornar o próximo Warren Buffett, segundo reportagem da Reuters na terça-feira (09).

“Em vez de day trade focado no curto prazo, quero manter meu investimento por 10 a 20 anos com uma perspectiva de longo prazo, com esperança de maximizar meus retornos”, disse Joon, que começou a investir em abril de 2020, contou a agência.

Publicidade

Na ocasião, Joon ficou seduzido pelas dicas de um especialista do mercado financeiro enquanto o assistia na TV. Em seguida, ele conseguiu convencer sua mãe a abrir uma conta para negociar a bolsa. Segundo ele, tratava-se de uma oportunidade única na década.

Joon começou então com as economias da época que eram de 25 milhões de won, cerca de US$ 22 mil. Na ocasião, contou à agência, começaram a vir os primeiros resultados — o Índice da Bolsa de Valores da Coreia do Sul (KOSPI) começou a se recuperar de uma queda de vários anos. A reviravolta proveu a Joon 15 milhões de wons.

Jovens no mercado de ações

Começar os investimentos da idade de Joon não é novidade na Coreia do Sul. Segundo a Reuters, muitos dos investidores são adolescentes ou até mais jovens.

Eles correspondem a mais de dois terços do valor total negociado em ações do país. Na CVM coreana, estão registradas mais de 200 mil contas para menores, o dobro de dois anos atrás.

Publicidade

De acordo com a reportagem, essa tendência cresceu à medida que os mercados de ações atraem famílias desapontadas com o sistema educacional combinado com o modo de vida dos millennials, que é trabalhar de casa.

É o que pensa a mãe de Joon, que questiona se um diploma universitário hoje seria tão importante, pois mesmo tendo um, atualmente as oportunidades de emprego são cada vez menores. Logo, o sucesso de Joon reflete os desafios de emprego para os jovens sul-coreanos.

“Não há empregos suficientes para graduados universitários, então muitos estão optando por diversificar suas carreiras no início,” disse à Reuters o pesquisador Min Sook-weon.

E Joon parece assimilar a situação do país. “Em vez de frequentar boas escolas como a Universidade Nacional de Seul, prefiro me tornar um grande investidor”, concluiu.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

CZ está em “situação positiva” nos EUA, afirma cofundadora da Binance

O julgamento da sentença de Changpeng Zhao está agendado para o próximo dia 30
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes