A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lança, nesta quinta-feira (13), um código de autorregulação para o setor criptomoedas.
Conforme a entidade, o objetivo é ajudar a preencher a lacuna regulatória do setor e aumentar os mecanismos de proteção ao usuário e segurança jurídica.
A entidade reúne as empresas responsáveis por cerca de 80% do volume de transações com ativos digitais no Brasil (o bitcoin é o principal) – são elas: BitBlue, BitPreço, Foxbit, Mercado Bitcoin, NovaDax e Ripio.
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“A autorregulação contribuirá para organizar o mercado, promover a cooperação plena dos associados com os órgãos competentes, aumentar a confiabilidade dos agentes do mercado e reduzir as assimetrias nas informações disponíveis para os usuários”, diz no comunicado enviado à imprensa o diretor-executivo da ABCripto, Safiri Felix.
O código visa implementar padrões de normas para KYC e AML, o que viabiliza o envio de informações ao COAF. As regras se espelham na orientação do FATF-GAFI, órgão internacional de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, que administra e aplica recomendações e sanções, baseadas em políticas globais integradas.
O lançamento será feito durante uma live, a partir das 19h30, pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=gCnsmxROAMI.