Imagem da matéria: Associação brasileira de criptomoedas lança código de autorregulação para corretoras
Foto: Shutterstock

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lança, nesta quinta-feira (13), um código de autorregulação para o setor criptomoedas.

Conforme a entidade, o objetivo é ajudar a preencher a lacuna regulatória do setor e aumentar os mecanismos de proteção ao usuário e segurança jurídica.

Publicidade

A entidade reúne as empresas responsáveis por cerca de 80% do volume de transações com ativos digitais no Brasil (o bitcoin é o principal) – são elas: BitBlue, BitPreço, Foxbit, Mercado Bitcoin, NovaDax e Ripio.

“A autorregulação contribuirá para organizar o mercado, promover a cooperação plena dos associados com os órgãos competentes, aumentar a confiabilidade dos agentes do mercado e reduzir as assimetrias nas informações disponíveis para os usuários”, diz no comunicado enviado à imprensa o diretor-executivo da ABCripto, Safiri Felix.

O código visa implementar padrões de normas para KYC e AML, o que viabiliza o envio de informações ao COAF. As regras se espelham na orientação do FATF-GAFI, órgão internacional de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, que administra e aplica recomendações e sanções, baseadas em políticas globais integradas.

O lançamento será feito durante uma live, a partir das 19h30, pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=gCnsmxROAMI.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Leilão de mansão dos donos da Braiscompany “flopa” mais uma vez e não recebe lances

Leilão de mansão dos donos da Braiscompany “flopa” mais uma vez e não recebe lances

Após o fracasso do primeiro leilão, a casa do casal foragido poderá ser arrematada com desconto até a próxima segunda-feira
CZ Zhao, Binance

Manhã Cripto: Ex-CEO da Binance insiste em sair dos EUA; Uso de Tron no financiamento do terrorismo preocupa Israel

Advogados de CZ pediram a um juiz dos EUA que rejeite a demanda do DoJ que tenta impedir que o executivo deixe o país por risco de fuga
Imagem da matéria: Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Evento contará com a participação do diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, diretor jurídico da ABcripto e integrante da Chainalysis
Foto frontal de homem com capuz cobrindo a cara com as maõs

Exchange de criptomoedas perde US$ 50 milhões em hack e alerta: “saquem imediatamente”

Antes do incidente, a exchange descentralizada (DEX) tinha mais de US$ 80 milhões em valor total bloqueado