O Nubank descobriu que alguns de seus clientes estavam adotando um hábito pitoresco: usar aplicativos de carteiras digitais nos quais o cartão de crédito do banco está cadastrado para pagar a fatura do cartão do próprio Nubank.
Esse comportamento pode ser entendido como uma tentativa de alguns usuários de burlar o sistema e adiar o pagamento da dívida do cartão de crédito.
Esse “jeitinho”, no entanto, deve provocar grandes dores de cabeça ao cliente que tentar lançar mão de tal recurso.
Em comunicado aos clientes no blog do banco, o Nubank polidamente desaconselha a prática, pois ela faz com que o pagamento da fatura seja realizado com o limite do próprio cartão – e não com o saldo da conta.
“O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta pode acabar gerando um problemão para o cliente – ir rolando a dívida pode gerar uma bola de neve difícil de ser combatida”, diz o banco, que levanta como bandeira a preocupação com a saúde financeira de seus clientes.
“Jeitinho” no Nubank
As carteiras digitais – providas por empresas como PayPal, PagSeguro, PicPay e outras – são ferramentas que permitem o armazenamento com segurança de dados financeiros e pessoais. Também permitem que compras online sejam feitas de forma mais rápida e com menos burocracia.
Com a digitalização bancária, as carteiras digitais têm se tornado cada vez mais populares por essas facilidades que propiciam. O que não impede, no entanto, que certos usuários encontrem “jeitinhos” e façam uso indevido da ferramenta.
Por meio do blog, o Nubank afirma que busca aconselhar os usuários em direção à saúde financeira e quanto às complexidades do sistema.
“De modo geral, as ‘carteiras digitais’ podem ajudar muita gente a se organizar – mas, acompanhando o uso dessas plataformas, percebemos que, em algumas situações, o ‘roxinho’ [como o Nubank se refere ao seu cartão de crédito, devido à cor] é usado nelas de forma indevida”, diz o banco.
O Nubank reforça ainda que a prática é passível de punição ao cliente. “Além disso, esse uso poderá ser considerado indevido e acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.
Do tradicional para o digital
Pesquisa feita em São Paulo pela empresa id wall, focada em soluções para validação digital de identidades em cadastros, apontou que 71,9% dos entrevistados se mostraram dispostos a migrar suas contas bancárias para os chamados “neobanks”.
Ainda de acordo com a pesquisa, Nubank C6 e Neon foram as instituições financeiras mais citadas como possíveis destinos dessas possíveis migrações bancárias.
O mesmo estudo indicou que 40,1% dos entrevistados conciliam contas em bancos tradicionais com as mantidas em instituições 100% digitais, como o Nubank.
Leia também: Quem é o analista da CVM? Onde vive? O que come? Como se reproduz?
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br