Rede de inovação da ONU tem vaga para observadores voluntários em grupo sobre blockchain
(Divulgação)

O Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) expressou em seu mais novo relatório uma preocupação sobre o papel das criptomoedas na facilitação de atividades ilícitas no Sudeste Asiático.

O estudo, intitulado “Crime Organizado Transnacional e a Convergência de Fraude Cibernética, Bancos Clandestinos e Inovação Tecnológica no Sudeste Asiático: Um Cenário de Ameaças em Mudança”, foi publicado no dia 7 de outubro deste mês.

Publicidade

O relatório afirmou que, embora nem todos os golpes na região envolvam criptomoedas, elas continuam sendo uma opção de pagamento preferida entre os golpistas devido à facilidade de transações transfronteiriças rápidas. 

No relatório, o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) enfatizou tanto o aumento do uso das stablecoins quanto da criação de serviços de criptomoedas clandestinos como catalisadores para lavagem de dinheiro.

O UNODC observa que a infraestrutura bancária clandestina existente, incluindo cassinos pouco regulamentados e plataformas online de jogos de azar — as bets —, tem adotado cada vez mais as criptomoedas como uma ferramenta para o crime, ressaltando dentre as stablecoins o USDT.

“Embora as stablecoins tenham aumentado em popularidade entre usuários legítimos nos últimos anos, elas se tornaram ainda mais

populares entre grupos criminosos que as exploram, particularmente no caso de fraudes e golpes cibernéticos”, diz um trecho do relatório.

Publicidade

Serviços de criptomoedas

Acerca dos serviços de criptomoedas — ou provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) — irregulares, ou seja, sem autorização e supervisão de órgãos competentes, o escritório da ONU afirmou que o aumento nesses tipos de serviços criou um novo caminho para empresas criminosas operarem sem responsabilização e pediu uma ação urgente, recomendando maior monitoramento, bem como treinamento das autoridades e maior supervisão regulatória.

O relatório observou também que “as organizações criminosas asiáticas integraram novos modelos de negócios e tecnologias baseados em serviços, incluindo malware, inteligência artificial generativa (IA) e deepfakes em suas operações, ao mesmo tempo em que estabeleceram novos mercados clandestinos e soluções de criptomoeda para suas necessidades de lavagem de dinheiro”.

O UNODC estima perdas financeiras entre US$ 18 bilhões e US$ 37 bilhões decorrentes de golpes direcionados a vítimas no Leste e Sudeste Asiático somente em 2023, com uma alta proporção dessas perdas atribuídas a golpes cometidos por grupos do crime organizado.

Dinheiro, não criptomoedas, ainda é mais usado em crimes

Contudo, o levantamento de um agente do Homeland Security Investigations (HSI) diz que o dinheiro é de longe ainda o mais usado em atividades ilícitas.

Publicidade

Apesar das criptomoedas frequentemente enfrentar críticas como uma ferramenta para atividades ilícitas, as plataformas de criptomoedas regulamentadas oferecem suporte valioso às autoridades policiais, utilizando a transparência do blockchain para combater o crime e aumentar a segurança nacional. A afirmação é de Robert Whitaker, Agente Especial de Supervisão da Homeland Security Investigations (HSI) e da Crypto ISAC.

De acordo com o levantamento de Whitaker, dados da Merkle Science revelam que apenas 0,61% das transações USDT e apenas 0,22% das transações USDC foram sinalizadas como potencialmente ilícitas entre julho de 2021 e junho de 2024, indicando uma taxa significativamente menor de atividade ilícita em comparação às finanças tradicionais.

Além disso, descreve uma publicação do Cryptopotato, a Chainalysis observou que atividades ilícitas constituíram apenas 0,34% do total de transações on-chain em 2023, indicando que as preocupações com criptomoedas podem ser exageradas quando comparadas às finanças tradicionais.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo GameStop com fundo azul

GameStop adiciona Bitcoin como “ativo de reserva de tesouraria”

Ação meme mais famosa do mercado, GameStop atualizou sua Política de Investimentos para incluir “certas criptomoedas, incluindo Bitcoin”
terrausd ust em bolhas

Terraform Labs lançará portal para reembolso de perdas com a stablecoin UST; confira a data

A iniciativa permitirá que os prejudicados busquem ressarcimento por perdas associadas ao desastre financeiro de 2022
Nota de dólar queimando

Preço do Bitcoin oscila enquanto altcoins despencam com alta da inflação nos EUA

O principal indicador de inflação do Fed ficou bem acima da meta de 2%
Logo da SEC dos EUA

Manhã Cripto: SEC encerra oficialmente processos contra Kraken e ConsenSys

Agência abandona casos que eram vistos como parte de uma “campanha politicamente motivada e inútil” contra o setor cripto