Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo a Olymp Trade (Imagem: Reprodução)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai julgar nesta terça-feira (16) um processo administrativo contra a Saledo Global LLC, empresa por trás da plataforma forex Olymp Trade. Promovida pelo ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, a entidade é acusada de oferta e distribuição irregular de valores mobiliários a investidores residentes no Brasil.

Em 2019, época em que a CVM começou a apurar as primeiras denúncias, a Olymp Trade, que surgiu como uma rival da também controversa IQ Option, listava ativos disponíveis para serem negociados como commodities, moedas regulares, índices e ações. Além disso, existia a opção de investir em criptomoedas como Bitcoin, Bitcoin Gold, Ethereum, Monero, Zcash e outros sete ativos digitais.

Publicidade

“Segundo constava de seu sítio eletrônico, a Olymp Trade era apresentada como uma ‘excelente plataforma de negociação’, prometendo ‘retornos de até 92%’, bem como ‘fácil retirada e depósito de dinheiro’, diz um trecho do Processo Administrativo.

Portanto, diz a CVM, o processo foi instaurado para apurar eventual responsabilidade por oferta pública, distribuição e intermediação de negociações de valores mobiliários ofertados a cidadãos residentes no Brasil sem obter o necessário registro ou dispensa de registro junto à CVM.

O primeiro alerta dado ao mercado pela CVM, juntamente com a emissão de uma stop order, é de fevereiro de 2019 e possui dois processos contra a empresa, cuja sede fica em São Vicente e Granadinas, pequeno país no Caribe.

Na época, a CVM acolheu denúncias e consultas sobre a atuação da Olymp Trade endereçadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (“SAC”) do órgão. Problemas com saque e depósito também foram relatados no site do Reclame Aqui.

Publicidade

Contudo, a empresa não parou suas atividades e então a CVM reiterou a Stop Order um mês depois.

Quando foi procurada pela reportagem do Portal do Bitcoin, em 2022, que perguntou sobre a regularização da situação junto à CVM, a resposta da empresa foi evasiva e com um desafio ao regulador:

“Assim como muitas corretoras sem licenças locais, enfrentamos uma situação na qual a CVM alertou usuários contra fazer negócios conosco. É uma situação lamentável, mas desde então os traders brasileiros continuaram a usar nossa plataforma e recebemos muito suporte da nossa comunidade local,”

Ronaldinho Gaúcho promoveu a Olymp Trade

Ainda em 2019, para promover mais a plataforma em solo brasieliro, a Olymp Trade contratou o ex-craque da seleção de futebol, Ronaldinho Gaúcho, que não brincou em suas redes sociais com a seguinte frase: “Finalmente consegui lucrar só com as mãos”.

De acordo com informações no site da empresa na época, Ronaldinho, cuja imagem já esteve ligada a uma longa lista de promoções de projetos que naufragaram e até mesmo de supostas pirâmides financeiras, como com LBLV, Airbit Club e 18K Ronaldinho, havia se tornado embaixador oficial da marca Olymp Trade.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

131 mil brasileiros já ‘escanearam’ suas íris em troca de tokens World (WLD)

Verificar humanidade através da íris pode render 25 tokens WLD
Agente da Polícia Civil do Piauí vasculha casa de suspeito

Polícia prende brasileiro que roubou R$ 20 milhões em golpe com criptomoedas

O homem de 33 anos está sendo acusado pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro
Agentes da Polícia Judiciários Civil do MT são fotografados em frente a casa de suspeito

Polícia prende homem que roubou R$ 48 mil em criptomoedas de investidor do Mato Grosso

A investigação revelou que o golpista obteve um novo chip, usando o número da vítima, para acessar sua carteira de criptomoedas