Imagem da matéria: Ronaldinho e Enzo Fittipaldi promoveram empresa de brasileiro preso pelos EUA
Jogador Ronaldinho em ação de marketing da Airbit (Foto: Reprodução/Youtube)

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e o piloto da F3 Enzo Fittipaldi têm algo em comum: ambos promoveram a Airbit Club, empresa do brasileiro Gutemberg dos Santos preso pelos Estados Unidos na semana passada.

A suposta pirâmide financeira Airbit Club é investigada por lesar milhares de pessoas ao redor do mundo. Como é comum nesse tipo de esquema, os líderes contratam de celebridades para ajudar na promoção do falso produto e de sua credibilidade.

Publicidade

As redes sociais da empresa mostram que Ronaldinho já ‘vestiu’ a camisa da Airbit Club. Uma delas foi publicada há cerca de oito meses no Instagram, numa conta com o nome da empresa. No YouTube, um vídeo mostra o ex-craque da Seleção num jogo de futevôlei e em várias ações da empresa em Cancún, no México.

Ronaldinho promovendo Airbit Club em Cancún, no México. Reprodução/Instagram.

A parceria com a Airbit Club reforça o histórico de envolvimento do jogador com negócios controversos. Ele inclusive já depôs, como testemunha, no Ministério Público de São Paulo para esclarecer uma suposta relação com a ‘18k Ronaldinho’, suspeita de esquema de pirâmide. Em Goiás, ele é réu em uma ação coletiva.

Ronaldinho também foi garoto-propaganda da empresa de investimentos LBVL, proibida no Brasil pela pela CVM.

Enzo e Airbit Club

Ao aceitar vestir um uniforme cujo um dos patrocinadores é a Airbit Club, Enzo Fittipaldi acabou debutando num cenário negativo, o das pirâmides financeiras.

Pupilo da Academia de Pilotos da Ferrari, o neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, aparece promovendo a Airbit Club em sua própria conta no Instagram.

Publicidade

Assim como foi feito com Ronaldinho, a conta da Airbit na rede social também promove Enzo em um vídeo que mostra fases de sua carreira. 

(Reprodução/Instagram)

Em resumo, pode ser que em alguns casos alguma personalidade acabe se envolvendo em negócios controversos por descuido de seus empresários. O fato é que em tais contratos de publicidade pode ter entrado dinheiro sujo, captado através de golpe.

No caso 18k Ronaldinho, por exemplo, a defesa do ex-jogador chegou a afirmar que seu cliente teve a imagem explorada indevidamente.

A reportagem tentou contato pelo Instagram com o advogado Sérgio Queiroz, que trabalhou para a soltura de Ronaldinho no Paraguai, e com Enzo Fittipaldi para questionamentos sobre a relação comercial com a Airbit Club. Até a publicação deste texto não houve resposta.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de celular do Telegram

Depois que Toncoin atinge alta histórica, Telegram lança a moeda “Stars” vinculada ao TON

A moeda no aplicativo, Stars, estará disponível para compra com moeda fiduciária por meio de compras no aplicativo via iOS e Android
Rainha Das Criptomoedas, Ruja Ignatova, posa para foto

Há mais evidências de que a “Rainha das Criptomoedas” foi assassinada por chefão das drogas, diz BBC

Podcast da BBC sugere que relatos anteriores sobre o assassinato da búlgara Ruja Ignatova são verdadeiros
Imagem da matéria: Tether passa a deter 25% da mineradora de Bitcoin Bitdeer

Tether passa a deter 25% da mineradora de Bitcoin Bitdeer

Tether, a empresa por trás do USDT, agora possui 25% das ações da mineradora de Bitcoin Bitdeer, de acordo com um novo documento da SEC na quinta-feira
Ilustração mostra baleia mergulhando num mar de bitcoin

40% do fornecimento total do Bitcoin é mantido por baleias, diz levantamento

Acumulação pode estar alinhada ao fluxo contínuo e positivo de investimentos em ETFs de Bitcoin à vista