A Runecoin, um token gravado usando o novo protocolo Bitcoin Runes e associado à proeminente coleção RSIC Metaprotocol no Ordinals, atingiu um novo recorde de preço durante a noite, depois que a exchange de criptomoedas OKX anunciou planos para listá-lo.
A OKX listará a Runecoin na terça-feira (30) após uma campanha de recompensas de 24 horas que permite que os clientes ganhem uma parte dos tokens fazendo staking de seu Bitcoin (BTC) na plataforma da exchange.
A Runecoin será o primeiro token Runes listado pela exchange centralizada, embora o “marketplace Web3” peer-to-peer da OKX já ofereça suporte a negociações de tokens Runes.
Após o anúncio, o preço da Runecoin saltou para um novo recorde histórico de 29 satoshis, ou pouco menos de US$ 0,02 por token.
A oferta considerável de 21 bilhões de tokens coloca a capitalização de mercado da Runecoin em US$ 316 milhões ao preço atual de 24 satoshis, abaixo do pico da noite. É o token Runes mais negociado nas últimas 24 horas, de acordo com a OKX e o Magic Eden.
A OKX está colocando 1,75% do fornecimento total, ou 367.500.000 tokens, para a campanha de recompensas de um dia inteiro, permitindo que os clientes da OKX ganhem uma parte do token antes do início das negociações na exchange na terça-feira.
A campanha “Jumpstart” da OKX é semelhante à “Launchpool” da Binance, ajudando a expor novos ativos digitais aos traders cripto e, ao mesmo tempo, oferecendo benefícios aos usuários da exchange.
O protocolo Bitcoin Runes foi lançado em 19 de abril juntamente com o mais recente halving do Bitcoin, o evento quadrienal que corta pela metade o montante de BTC ganho pelos mineradores.
O protocolo Runes, que permite a criação de tokens fungíveis (geralmente “memecoins”) na blockchain do Bitcoin, foi criado pelo inventor do protocolo Ordinals, Casey Rodarmor.
Leia Também
Muitos tokens já foram lançados no Bitcoin por meio do protocolo experimental BRC-20, que foi criado com base no Ordinals no ano passado, mas as Runes são consideradas uma implementação mais eficiente.
As exchanges centralizadas — que normalmente exigem informações de identificação dos usuários, ao contrário de uma exchange descentralizada (DEX) — adotaram rapidamente o novo protocolo. A Gate.io listou alguns dos principais tokens Runes nos primeiros dias após o lançamento, e agora a OKX está prestes a listar seu primeiro com a Runecoin.
“Esta é uma conquista monumental, marcando a primeira listagem de uma Rune de Bitcoin em uma exchange líder. Esse grande passo está alinhado com a missão da Runecoin de impulsionar a adoção, a educação e a inovação de Ordinals, Runes e Bitcoin”, escreveu o projeto no X. “Este não é apenas um marco para nossa comunidade, mas um passo significativo para todo o ecossistema das Runes.”
O RSIC Metaprotocol é uma coleção de 21 mil inscrições de Ordinals do tipo NFT que foram lançadas gratuitamente nas carteiras cripto de vários colecionadores de Ordinals em janeiro.
Dizia-se que o misterioso projeto fazia parte de um jogo em que os detentores podiam optar por minerar tokens, o que acabou levando ao lançamento da Runecoin, um dos 10 primeiros tokens gravados por meio do protocolo Runes.
Os tokens Runecoin foram então lançados via airdrop para os detentores de RSIC na semana passada, após o lançamento do token.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB. Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!