Imagem da matéria: Ethereum atinge a marca de 1 milhão de validadores
Foto: Shutterstock

O Ethereum atingiu a marca de 1 milhão de validadores, com 13.900 nós suportando a rede. Com isso, agora são de 32 milhões de Ether em staking, o que equivale a mais de US$ 114 bilhões, representando cerca de 26% da oferta total da criptomoeda.

Os validadores no Ethereum — assim como em outras redes — ajudam a manter a segurança da blockchain, propondo e validando blocos, garantindo assim o consenso da rede. Esses validadores fazem isso colocando 32 ETH em staking em troca de recompensas.

Publicidade

André Franco, head de research do Mercado Bitcoin, durante o podcast CryptoTalks, disse que a marca atingida “reforça a tese do Ethereum como grande plataforma de contratos inteligentes, o que fica claro dada a confiança dos validadores”.

A plataforma de staking Lido – que permite aos usuários fazer staking de pequenas quantidades de Ether – é responsável por cerca de 30% do total de tokens em staking, de acordo com um painel do Dune Analytics.

Apesar de ser visto com bons olhos, o aumento do número de validadores também gera algumas preocupações com desafios que a rede irá enfrentar. Alguns especialistas apontam algumas questões, como possível aumento de falhas nas transações.

“O número [de validadores] é impressionante, mas artificialmente inflado pelo limite de 32 ETH”, argumentou o criador da Coinbase Wallet, Peter Kim, acrescentando: “Isso vai mudar em breve”.

Publicidade

Kim se refere à próxima atualização Pectra que aumentará a quantidade máxima de Ether em staking por validador para até 2.048 ETH. Isto significa que uma quantidade muito maior de Ether pode ser colocada em staking com menos validadores. A mudança está prevista para o final de 2024 e provavelmente terá um efeito atenuante no número de validadores.

Por outro lado, o aumento na participação dos validadores sinaliza uma vitória na jornada do Ethereum em direção a uma maior descentralização. Em resposta aos maiores desafios, o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, propôs soluções, entre elas o conceito de penalizar os validadores com base no seu desempenho histórico, visando fortalecer ainda mais a resiliência do Ethereum contra as adversidades.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Japão pretende conceder status legal aos criptoativos, afirma jornal local

Japão pretende conceder status legal aos criptoativos, afirma jornal local

Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) pretende submeter uma legislação ao parlamento já em 2026, após consultar o setor cripto
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

 ABcripto fecha parceria com Lukka para fornecer dados do mercado cripto brasileiro

Lançamento de índices oferecerá dados para investidores, reguladores e o público
hacker no computador com logo do bitcoin

Ataques de “envenenamento de endereços” de Bitcoin aumentam, alerta analista

Fundador e CTO da Casa, Lopp analisou a blockchain do Bitcoin e identificou 48.000 possíveis ataques de envenenamento de endereço desde 2023
simbolo do ethereum no vermelho

Ethereum despenca 17% e cai o dobro do Bitcoin; entenda o motivo

Fatores combinados explicam uma queda maior do ETH em meio ao tombo generalizado dos mercados globais