Imagem da matéria: Terraform Labs construiu “castelo de cartas” e mentiu para investidores, diz SEC em 1º dia de julgamento
Stablecoin da Terra perdeu paridade e sistema colapsou (Foto: Shutterstock)

Na primeira sessão de julgamento por fraude civil contra a Terraforma Labs na segunda-feira (25), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) afirmou que a empresa criou um “castelo de cartas” e mentiu aos investidores sobre a segurança do ecossistema Terra (LUNA) no mercado de criptomoedas. As informações são da agência de notícias Reuters.

A acusação da SEC é de que a Terraforma Labs e o seu fundador, Do Kwon, enganaram os seus clientes durante o ano de 2021, especificamente sobre a stablecoin pareada ao dólar TerraUSD (UST).

Publicidade

Um dos pontos principais é de que o empresário teria mentido a diversos parceiros, alegando que a blockchain do projeto Terra era usada por um popular meio de pagamento na Coreia do Sul. 

“Terra era uma fraude, um castelo de cartas, e quando colapsou, os investidores perderam quase tudo”, disse Devon Staren, advogado da SEC.

Do Kown está sendo representado por advogados, mas não irá comparecer ao julgamento. Ele está em Montenegro e aguarda uma decisão sobre os pedidos de extradição feitos pelos Estados Unidos e Coreia do Sul. Recentemente, o empresário saiu da prisão e passou a viver em um “centro de estrangeiros”, após ter cumprido pena por usar passaporte falso.  

O julgamento do processo da SEC está sendo feito em Nova York e deve durar duas semanas.

As acusações contra Do Kwon

Além do processo da SEC, o criador da criptomoeda Luna enfrenta acusações criminais de fraude feitas por promotores federais nos Estados Unidos. Na Coreia, enfrenta acusações de crimes financeiros, incluindo fraude, violações das leis dos mercados de capitais, manipulação de volumes de transações usando “trader bots” e suborno.

Publicidade

O advogado da Terraforma Labs, Louis Pellegrino, diz que o caso da SEC foi montado com base em uma escolha de provas que incluiu apenas o que interessava a acusação e que os testemunhos são feitos por pessoas que esperam ter algum retorno financeiro caso o agente regulador vença o caso.  

Já o advogado de Do Kwon, David Patton, tenta argumentar que seu cliente nunca disse que o empreendimento era livre de riscos. “Falhar não é o mesmo que fraude”, afirma.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa
Imagem da matéria: Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Anúncio de Jack Dorsey ocorreu em meio ao resultado trimestral da Block, que surpreendeu o mercado com um lucro de US$ 472 milhões
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil