Piero Cipollone posa para foto no Banco D'Italia
Divulgação/Banco D’Italia

Piero Cipollone, vice-presidente do Banco da Itália, o banco central do país, defendeu na segunda-feira (9) a iniciativa de euro digital em andamento no Banco Central Europeu (BCE), durante a abertura da Comissão para Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu.

No discurso, direcionado à presidente da entidade, Roberta Metsola, e parlamentares presentes, Cipollone afirmou que não haverá desvio no projeto se ele assumir o cargo de membro executivo do conselho do BCE, atualmente ocupado pelo também italiano Fabio Panetta.

Publicidade

Cipollone iniciou o discurso ressaltando que BCE tem estado na vanguarda das economias avançadas no que diz respeito a moeda digital do banco central (CBDC), destacando sua participação em vários níveis da iniciativa até o recente piloto.

Para ele, se emitido com base em uma legislação, o euro digital garantiria “à nossa moeda se adequar à era digital” oferecendo aos concidadãos uma forma digital de dinheiro.

“Ou seja, um meio de pagamento digital que é universalmente aceito em toda a área do euro, que oferece a mais elevada proteção da sua privacidade e que eles podem usar gratuitamente, tanto online quanto offline”, disse.

O vice-presidente também ressaltou que é importante continuar a melhorar a eficiência e a resiliência dos sistemas de pagamento na região, o que inclui explorar o potencial de novas tecnologias para pagamentos transfronteiriços “principalmente através da interligação de sistemas de pagamento rápidos, um tema sobre o qual tenho falado muito nos últimos 3 anos”.

Publicidade

Apoiado tanto pelo Eurogrupo— que reúne os ministros das finanças da zona do euro — quanto pelo BCE, Cipollone é cotado para ocupar o cargo de Panetta, que renunciará no próximo 1º de novembro. Por sua vez, em 2019, Panetta também ocupou o cargo de  vice-presidente do Banco da Itália.

BCE segue com cautela no projeto Euro Digital

O projeto de euro digital do BCE está prestes a encerrar sua primeira fase e ainda não há menção alguma sobre os próximos passos. Isso se deve à cautela adotada pelos legisladores europeus sobre o tema.

O processo político acerca do assunto também pode terminar antes que o BCE avance, segundo Stefan Berger, membro do Parlamento Europeu. A presidente da entidade, Christine Lagarde, também não tem dado esperança aos defensores do euro na forma digital.

Portanto, os diretores do BCE não vão tomar qualquer decisão sobre a implementação do euro digital enquanto não houver uma base legislativa para viabilizar a criação da representação digital da moeda europeia.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB vai tokenizar R$ 1 bilhão em ativos financeiros em parceria com Ripple 

MB vai tokenizar R$ 1 bilhão em ativos financeiros em parceria com Ripple 

Utilizando a blockchain XRP Ledger, iniciativa bilionária conecta ativos tokenizados a uma rede internacional
corretora de criptomoedas coinbase

Coinbase compra empresa de tokens LiquiFi na 4ª aquisição do ano

Esta é a quarta aquisição da empresa neste ano, incluindo a Deribit, maior plataforma de derivativos de Bitcoin
Imagem da matéria: Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

A campanha de malware “FoxyWallet” contou com mais de 40 extensões maliciosas que se passavam por carteiras legítimas de criptomoedas na loja do Firefox
Pessoa com rosto coberto por capuz mexendo em um notebook -ao fundo a bandeira da Coreia do Norte com traços cibernéticos

Hackers norte-coreanos tentam se infiltrar em empresas cripto com novo vírus para macOS

Os cibercriminosos estão utilizando um malware para macOS chamado NimDoor para roubar dados e senhas de carteiras