CBDC moeda digital banco central
Shutterstock

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) afirmou nesta quinta-feira (28) que realizou com sucesso negociações transfronteiriças com CBDCs de atacado ou Wholesale Central Bank Digital Currency (wCBDC), em inglês. Segundo a entidade, os testes contaram com a participação dos bancos centrais da França, Singapura e Suíça, e fizeram uso de elementos das finanças descentralizadas (DeFi).

Os testes fazem parte do Projeto Mariana do BIS Innovation Hub. Segundo o relatório, o projeto é puramente experimental e não indica que algum dos bancos centrais envolvidos pretende emitir uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), endossar o setor DeFi ou uma solução tecnológica específica.

Publicidade

Contudo, o parecer indica que elementos DeFi poderiam formar “uma nova geração de infraestruturas do mercado financeiro”.

A entidade descreve que a prova de conceito do Mariana demonstra a viabilidade técnica de implementação dos criadores de mercado automatizados — Automated Market Makers (AMMs) — para negociação e liquidação transfronteiriça de CBDCs.

O BIS acrescentou que o Projeto Mariana está no contexto do objetivo do G20 de melhorar os pagamentos transfronteiriços, levando em consideração as seguintes considerações:

“O câmbio estrangeiro (FX) é o maior mercado financeiro do mundo, negociando cerca de US$ 7,5 trilhões por dia. O Projeto Mariana explora como poderia ser o futuro da negociação e liquidação de câmbio em um mundo onde os bancos centrais emitem moedas digitais do banco central (CBDCs) e as infraestruturas do mercado financeiro incluem elementos de finanças descentralizadas (DeFi).”

VOCÊ PODE GOSTAR
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país