Imagem da matéria: Projeto de Lei que proíbe penhora de criptomoedas avança na Câmara dos Deputados
Shutterstock

Está avançando na Câmara dos Deputados um projeto de lei que busca estabelecer a impenhorabilidade de criptomoedas em valores de até 40 salários mínimos. Na sexta-feira (15), o relator do PL aprovou a inclusão dessa classe de ativos no texto que é analisado no Congresso. 

O texto em questão é o Projeto de Lei 4420/2021, de autoria do deputado Carlos Bezerra (MDB/MT). A ideia é ampliar o alcance da impenhorabilidade de bens, ou seja, impedir que determinados bens sejam confiscados para satisfazer credores, para empréstimos consignados.

Publicidade

O direito da impenhorabilidade já é previsto no artigo 833 da Lei 13.105/2015. A regra impede confisco de salários, pensões, aposentadorias e dinheiro em caderneta de poupança em valores de até 40 salários mínimos.

A entrada das criptomoedas foi feita pelo deputado Marangoni (União/SP), que propôs que um trecho da lei fosse reescrita para fixar a impenhorabilidade de “criptoativos do tipo moeda digital (altcoins), com representação digital de valor denominada em sua própria unidade de conta, cujo preço expresso não seja superior a 40 salários mínimos”. 

O relator do projeto, deputado Felipe Francischini (União/PR), acolheu o mérito da proposta de Marangoni, mas reescreveu o texto da emenda. Na nova versão, é utilizado o termo “ativos virtuais”, como foi estabelecido no Marco Legal das Criptomoedas (Lei nº 14.478/2022).

Na nova versão, ficam impenhoráveis os “ativos financeiros, inclusive os ativos virtuais disciplinados pela Lei nº 14.478, de 21 de dezembro de 2022, mantidos em qualquer tipo de conta de depósito, até o valor equivalente a 40 (quarenta) salários-mínimos”. 

Publicidade

Agora, o próximo passo do PL 4420/2021 é receber um parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Evento Ethereum Rio ocorre entre os dias 13 e 15 de maio no Porto Maravalley, Rio de Janeiro
Imagem da matéria: Bitcoin sobe 3% para US$ 59 mil; Jito se torna o protocolo número 1 da Solana

Bitcoin sobe 3% para US$ 59 mil; Jito se torna o protocolo número 1 da Solana

A Jito Network se tornou o principal protocolo DeFi da Solana, ajudando o token JitoSOL valorizar 8,5% no último dia
Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão

Gerente da Binance é nomeado ministro de Desenvolvimento Digital no Cazaquistão

Depois de passagens por bancos e órgãos do governo cazaquistanês, Zhaslan Madiyev ocupa agora o maior cargo do Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Menos de 10% das transações com stablecoins são de usuários reais, diz Visa

Dados da Visa mostram que mais de 90% das transações com stablecoins foram feitas por robôs ou traders de grande escala