Imagem da matéria: Deputado quer lei para proibir influencers de promoverem apostas esportivas e jogos de azar como Betano e Blaze
Cassino onloine Blaze virou febre no Brasil (Foto: Shutterstock)

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) apresentou no último dia 15 de agosto um projeto de lei que proíbe influenciadores e artistas de promoverem jogos de azar, como por exemplo o cassino online Blaze, divulgado por uma série de influencers e pelo youtuber Felipe Neto.

Segundo o parlamentar, essa iniciativa legislativa é similar à que aconteceu com as propagandas de cigarros há cerca de 20 anos.

Publicidade

Leia também: Jogador do Flamengo, funkeira e ex-BBB: Blaze retoma ofensiva de propagandas com influencers

O texto do PL 3915/2023, proposto pelo deputado, “proíbe a divulgação, promoção ou endosso de empresas de apostas, cassinos em geral, jogos de azar ou quaisquer atividades relacionadas a apostas, por parte de digital influencers e artistas”, diz a descrição do texto do parlamentar, que se encontra atualmente na Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara.

De acordo com a justificativa de Ayres, a publicidade de jogos de azar e também de casas de apostas— as famosas ‘bets’ (apostas, em inglês) como a Betano —  vêm se tornando cada vez mais comum em perfis famosos, o que levanta uma discussão sobre o tema e sobre a responsabilidade desses influenciadores para com o seu público, “especialmente quando se trata daqueles que conversam com jovens”.

Deputado federal Ricardo Ayres fala ao parlamento
O deputado Ricardo Ayres (Foto: Reprodução/Facebook)

Para o deputado, “o rápido crescimento das redes sociais e a influência exercida por digital influencers e artistas sobre seus seguidores são fenômenos que requerem regulamentação adequada”. Ele inclusive se ampara no tema “saúde mental”:

“A promoção de empresas de apostas pode ter impactos negativos na saúde mental e financeira dos cidadãos”.

Em um post no X, antigo Twitter, o deputado reforçou seu PL fazendo uma analogia com a proibição de anúncios de cigarros nas redes de comunicação no Brasil há cerca de 20 anos.

Publicidade

“A primeira coisa a entender é que o PL 3915/2023 não proíbe a atividade de apostas e cassinos; ele busca apenas restringir a divulgação por meios de comunicação, principalmente na internet, similar ao que foi feito com os cigarros em 2000”.

Conforme a página Memória da EBC, na época, foi “proibida a propaganda de produtos derivados de tabaco em revistas, jornais, outdoors, televisão e rádios.  Patrocínio de eventos culturais e esportivos e associar o fumo às práticas esportivas também passa a ser proibido”.

No início de agosto, a equipe de suporte do Twitch, plataforma de streaming da Amazon, comunicou em sua conta no Twitter a inclusão da Blaze em sua lista de sites proibidos. Segundo o anúncio, o objetivo com a ação é proteger os usuários e deixar a plataforma mais segura contra o que chamou de “comportamento predatório”.

Já em abril deste ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um estudo recomendando como deve ser regulamentada a ação de influenciadores digitais que abordam o mercado financeiro em seus conteúdos. 

Publicidade

O material sugere que seja criado um dispositivo que obrigue a exigência de transparência e divulgação ativa de quaisquer relações contratuais de publicidade e divulgação de valores mobiliários celebrados entre os regulados pela CVM e os influenciadores digitais – sejam pessoas físicas ou plataformas de divulgação. 

ale lembrar que nos EUA diversos influencers e celebridades estão sendo processadas por supostamente recebem para fazer propaganda da falida corretora FTX na divulgação de valores mobiliários não autorizados.

O estudo da CVM aponta que uma pesquisa da B3 identificou que 73% das pessoas físicas que realizaram o primeiro investimento tomaram essa decisão com base em informações de YouTube de influenciadores. 

Febre das ‘bets’ e jogos de azar, e a falta de regulamentação das casas de apostas

Muitos cassinos online invadiram o Brasil porque não há regulamentação no setor, o que abre uma brecha para a oferta de jogos de azar proibidos por lei — isso porque a maioria das plataformas de “apostas esportivas” também oferecem os famosos caça-níqueis e jogos de roleta.

As casas de apostas também tomaram os campos de futebol e camisas de clubes brasileiros, perfis de influencers no Instagram e canais de celebridades no Youtube.

Publicidade

Mais recentemente, o youtuber de games Eduardo Silva, criador do canal Prosidu no YouTube, abandonou seu público infantil para fazer propaganda de jogos de azar para seus quase 8 milhões de inscritos. Antes, o youtuber fazia lives jogando Minecraft e gravava vídeos de reações; agora, mais de 80 vídeos preenchem o canal com o que ele chama de ‘jogos de slots da moda’.

“Tanto os influenciadores quanto as plataformas precisam assumir a responsabilidade pelo dano que estão causando a muitas pessoas. Defendo um amplo debate sobre o assunto, dada sua importância e urgência”, conclui o deputado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pepe Coin criptomoeda de meme, valoriza e entra no top 100 das criptomoedas

O que é Pepecoin? A memecoin que está subindo mais que Dogecoin

Descrita como a “memecoin mais memorável que existe”, Pepecoin (PEPE) se tornou uma das maiores criptomoedas do mundo
Bitcoin na frente de um fundo de gráfico de alta

Bitcoin se recupera após cair abaixo de US$ 90 mil com liquidações; XRP e memecoins disparam

O token da Ripple, XRP, e a memecoin original, Dogecoin, alcançaram preços nunca visto nos últimos três anos
Celular mostra logotipo da memecoin BONK

Devs da Solana ficam milionários com BONK 2 anos após airdrop

Desenvolvedores da LamportDAO receberam bilhões de BONK no natal de 2022, ajudando alguns a pagar o aluguel e outros a enriquecer
sob notas de dólares estão moedas de bitcoin, ethereum, ao lado de celular com logo FTX

FTX planeja reembolsar clientes até março de 2025

A data precisa para o início do reembolso de US$ 16,5 bilhões aos credores será definida até o final de dezembro