Imagem da matéria: Vereador vai debater crise da Braiscompany na Câmara de João Pessoa: “Temor social está grande”
Sede da Braiscompany em Campina Grande, Paraíba (Foto: Divulgação)

Um vereador de João Pessoa (PB) decidiu se pronunciar nesta terça-feira (7) sobre os atrasos nos pagamentos que a Braiscompany deve aos clientes espalhados por todo Brasil, especialmente na Paraíba, estado onde está baseada. 

Trata-se de Odon Bezerra (PSB), vereador da capital paraibana que também atua como professor de Direito do Consumidor e tem uma passagem de 16 anos na liderança do Procon no estado.

Publicidade

Em entrevista à rádio Arapuan FM desta terça, Bezerra disse que levaria até a casa legislativa municipal o debate sobre a Braiscompany como forma de ajudar os investidores prejudicados.

Procurado pelo Portal do Bitcoin, o vereador confirmou que na quinta-feira vai debater junto com seus colegas na Câmara Municipal sobre a atual situação da empresa e alertar, por meio de um pronunciamento oficial, os investidores sobre o risco de se investir no grupo.

“Diante desse quadro que venho acompanhando desde o começo, eu fiquei sensibilizado com a situação de algumas pessoas que passaram a vida inteira economizando, viram uma oportunidade, e agora se encontram num verdadeiro calvário nos últimos dois meses com essa situação da Braiscompany”, explicou Bezerra.

Ele contou à reportagem que conhece de perto algumas pessoas que estão levando calote da Braiscompany e por isso está inteirado com o que está acontecendo na empresa.   

Publicidade

“Essas pessoas acreditaram piamente que aquilo que estavam investindo era seguro. Agora, existe esse temor social bastante grande. Na qualidade de advogado e de uma pessoa que estuda o direito do consumidor há certo tempo, eu me preocupei. Então vou fazer um pronunciamento na Câmara alertando as pessoas dos riscos que elas tomam ao serem atraídas por uma proposta [de lucro] bastante significativa, mas que cujo risco é igualmente significativo”, complementou.

Leia também: Por dentro da Braiscompany: ex-funcionários revelam pressão para atrair clientes e patrulha ideológica

Investigação do Ministério Público

O vereador Odon Bezerra disse ser como positivo a reabertura da investigação sobre as operações da Braiscompany por parte do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Em decorrência do aumento de denúncias de clientes lesados, o órgão voltou a mirar na empresa controlada pelo casal Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, conforme a assessoria do MPPB confirmou ao Portal do Bitcoin na segunda-feira (6).

“O procedimento foi instaurado no último dia 26 de janeiro, tendo o representante do Ministério Público da Paraíba (MPPB) tomado as providências extrajudiciais com vistas à conciliação, inclusive, com a designação de audiência na última quinta-feira (2/2), à qual a Braiscompany não compareceu”, disse o órgão.

Publicidade

Segundo nota do MP, à frente das investigações está o promotor de Justiça de Campina Grande e diretor-regional do MP-Procon, Sócrates da Costa Agra, que “está apurando denúncias de alguns investidores que não estariam recebendo as remunerações acordadas em contratos com a empresa Braiscompany”.

Vale lembrar que essa é a segunda vez que o órgão público abre uma investigação contra a Brais. O primeiro processo foi aberto em 2020 após a denuncia de um investidor que viu indícios de pirâmide financeira nas operações da empresa paraibana. A investigação por parte do MP, no entanto, não avançou e o caso foi arquivado em setembro de 2022, poucos meses antes da Braiscompany começar a atrasar os pagamentos dos clientes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Imagem da matéria: Berachain: a mais recente rival de Ethereum e Solana que arrecadou muito dinheiro

Berachain: a mais recente rival de Ethereum e Solana que arrecadou muito dinheiro

Fundada por desenvolvedores com nomes com temas de urso, Berachain é construída no Cosmos SDK e pretende ser a próxima grande cadeia de camada 1
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
Imagem da matéria: Investidores do token do Santos ganham R$ 6 milhões com transferência de Neymar

Investidores do token do Santos ganham R$ 6 milhões com transferência de Neymar

Compensação ligada ao mecanismo de solidariedade da FIFA é atribuída ainda à chegada do jogador ao clube Al Hilal