Ministro Fernando Haddad éfotografado em discurso em SP
Shutterstock

A Advocacia-Geral da União (AGU) comunicou na última sexta-feira que, a pedido do Ministério da Fazenda, conseguiu bloquear um site estrangeiro que simulava um portal de notícias brasileiro para aplicar golpes utilizando fake news sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

De acordo com o comunicado, o bloqueio foi obtido por meio de notificação extrajudicial enviada no último dia 9 de maio à empresa Public Domain Registry, sediada nos Estados Unidos, que hospedava o site fraudulento.

Publicidade

“Essa medida é bastante significativa”, avalia o procurador Raphael Ramos Monteiro de Souza, titular da Procuradoria Nacional. “Trata-se de mais um esforço de atuação do Estado Brasileiro, por meio da AGU e de órgãos parceiros, a fim de coibir a difusão de informações fraudulentas e práticas de ilícitos no ambiente digital.”

Investidores de criptomoedas eram alvo

Conforme descreve a AGU, o site removido simulava a interface de um conhecido portal de notícias brasileiro e veiculava suposta entrevista em que o ministro Haddad fazia propaganda de uma plataforma digital de negociação de criptomoedas. “O conteúdo falso utilizava ilegitimamente símbolos de portais de notícias brasileiros para transmitir confiabilidade na divulgação da plataforma”, ressalta.

A AGU argumenta que a conduta do site viola o direito fundamental à integridade informacional e pode configurar crime de estelionato, na modalidade fraude eletrônica. Além de violar o direito brasileiro, afronta ainda os Termos de Uso da própria empresa hospedeira do domínio.

Os procuradores que atuaram no caso concluíram que o referido site, “com nítida natureza fraudulenta”, representava risco à segurança financeira das famílias brasileiras, uma vez que pretende ludibriar os usuários para que se cadastrem na plataforma e transfiram recursos financeiros, sob o pretexto de realizarem investimentos muito rentáveis.

Publicidade

De acordo com o procurador Raphael Ramos, a vitória é “fruto de uma via colaborativa extrajudicial internacional, reforçando a cooperação entre o setor público e o privado, tudo em linha das mais recentes recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”.

Site falso simulava o Globo.com

No ano passado, o Projeto Comprova, um trabalho colaborativo entre jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação brasileiros que verifica informações falsas na internet, desmascarou um site que se passou pelo portal de notícias Globo.com para inventar uma entrevista com Fernando Haddad sobre criptomoedas.

O site pedia dados de cartão de crédito, além de pedir ao leitor que acessasse uma suposta plataforma de investimentos que usava inteligência artificial.

“Não é verdade que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha feito propaganda de uma plataforma que usa inteligência artificial para investir em criptomoedas, ou que tenha sido processado pelo ‘Banco Nacional do Brasil’. A informação foi publicada em um site falso, que reproduz o portal de notícias Globo.com”, disse na época o comunicado do Comprova.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: “Strategy do Ethereum”: SharpLink se torna a maior detentora pública de ETH

“Strategy do Ethereum”: SharpLink se torna a maior detentora pública de ETH

Anúncio da empresa gerou uma queda de 70% nas ações no pós-mercado
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase enfrenta críticas por patrocínio “insensível” ao desfile do Exército dos EUA

Alguns usuários de criptomoedas estão irritados com a Coinbase reafirmam crença de que o Bitcoin é inerentemente anti-guerra
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Empresário que presta serviços para nova Unick Forex já fez parte de 2 pirâmides

Ronaldo Victor da Costa Santos foi diretor da Club Invest e membro importante da BetWin, conforme aponta investigação de youtuber
números e moeda de stablecoins

Secretário do Tesouro dos EUA projeta mercado de stablecoins em US$ 3,7 trilhões com nova lei; especialistas comentam

“É uma vitória tripla: para o setor privado, para o Tesouro e para os consumidores”