Imagem da matéria: Apple cria "pegadinha" para liberar uso de NFTs na App Store
(Foto: Shutterstock)

A Apple continua a alimentar sua relação controversa com os Tokens Não Fungíveis (NFTs). 

A empresa publicou nstea terça-feira (25) uma atualização para suas diretrizes sobre NFTs na App Store, de acordo com o Apple Insider. Em resumo, NFTs podem existir em aplicações na App Store—mas não podem desbloquear funcionalidades ou conteúdos adicionais.

Publicidade

“Os aplicativos podem usar o recurso de compras para fazer vendas e vender serviços relacionados a Tokens Não Fungíveis (NFTs), como minting, listagem e transferência”, dizem as novas diretrizes. “Os aplicativos podem permitir que os usuários visualizem seus próprios NFTs, desde que a propriedade do NFT não desbloqueie recursos ou funcionalidades dentro do aplicativo.”

Isso pode realmente impedir os usuários de comprar NFTs, já que um dos principais casos de uso dos tokens não fungíveis é justamente o desbloqueio de conteúdo via token. Por exemplo, os NFTs Moonbirds e Bored Ape Yacht Club oferecem aos titulares acesso exclusivo a vários canais de comunicação, produtos e outras vantagens.

Além disso, os desenvolvedores não têm permissão para criar “botões, links externos ou outras chamadas para ação” que possam dizer aos usuários como contornar a App Store para comprar NFTs por meio de outras plataformas. Em vez disso, a App Store quer que seus usuários façam compras apenas no aplicativo.

E pagar com criptomoedas não é uma opção.

As diretrizes de revisão da App Store são importantes porque dizem aos desenvolvedores o que podem e o que não podem publicar na App Store. A violação dessas políticas pode resultar na rejeição ou remoção do aplicativo da loja. 

Esta última atualização que aposta nas compras dentro do aplicativo faz sentido para a empresa, considerando que a Apple anunciou anteriormente que receberia um imposto de 30% de todos os NFTs vendidos em aplicativos oferecidos por meio de sua plataforma. 

Publicidade

Há um mês, a notícia da taxa NFT de 30% decepcionou o CEO da Epic Gamesum forte apoiador das cripto, Tim Sweeney, que disse que a Apple “deve ser detida” porque essa ação está “esmagando outra tecnologia nascente que poderia rivalizar com seu serviço de pagamento no aplicativo grotescamente superfaturado.”

Além de apenas NFTs, a Apple também revisou algumas de suas linguagens em torno dos aplicativos de negociação de criptomoedas listados em sua App Store. 

“Os aplicativos podem facilitar transações ou transferências de criptomoedas em uma exchange aprovada, desde que sejam oferecidos apenas em países ou regiões onde o aplicativo tenha licenciamento e permissões apropriados para fornecer o serviço de uma exchange de criptomoedas”, afirmam as diretrizes da empresa.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

ETFs de Bitcoin estão de volta? Ganhos de R$ 1,9 bilhão marcam o melhor dia em mais de um mês

ETF da Grayscale teve mais entradas do que saídas pela primeira vez em semanas
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: Bitcoin atinge um bilhão de transações processadas desde o lançamento

Bitcoin atinge um bilhão de transações processadas desde o lançamento

Bitcoin demorou mais de 15 anos para atingir a marca de um bilhão de transações
bloco de bitcoin, ordinals, runes

O maior Ordinals da história do Bitcoin acaba de ser inscrito — até onde eles vão crescer?

O maior arquivo de Bitcoin de todos os tempos acabou de ser criado. Será que o recorde pode ser quebrado novamente?