Imagem da matéria: Binance irá reportar clientes à Receita Federal agora que tem sede no Brasil? Entenda
Foto: Shutterstock

O anúncio da Binance de que foram abertos dois escritórios para os funcionários da empresa no Brasil fez levantar uma questão na comunidade cripto: isso significa que a empresa irá começar a reportar as transações de seus clientes para a Receita Federal, como é estabelecido pela Instrução Normativa 1.888/2019?

Pelo menos dois youtubers brasileiro levantaram a questão em vídeos diferentes. Em ambos os casos, eles afirmaram que a corretora iria sim reportar os clientes.

Publicidade

Isso porque artigo primeiro da Instrução Normativa estabelece “a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil”. No seu artigo 6º, a norma define que essa responsabilidade é da pessoa jurídica ou física quando usar serviços de corretoras sem sede no Brasil — e é nesse caso que se encontram atualmente os clientes da Binance.

Questionada pelo Portal do Bitcoin se haveria alguma mudança, a Binance respondeu com um comunicado indicando que não irá passar a fazer reportes para a Receita (leia o comunicado completo mais abaixo).

Vale ressaltar que a empresa não informou qual CNPJ irá usar na operação. A empresa tem dois CNPJs cadastrados no Brasil e o debate sobre os reportes para a Receita foi levantado quando a corretora criou a segunda pessoa jurídica em abril desse ano.

“Cada cidadão tem a responsabilidade de recolher seus impostos de acordo com as determinações das autoridades fiscais brasileiras, certificando-se de se informar com um contador/consultor tributário. A Binance não oferece serviços de consultoria tributária ou financeira”, afirma a empresa.

Publicidade

Mas para alguns influencers do setor de criptomoedas, a questão não está clara. Caio Garé, que fez uma análise acertada sobre como Terra (LUNA) poderia vir a derreter, falou sobre isso em vídeo recente:

O youtuber Gabriel Pelissaro também falou sobre o tema:

Binance e Receita Federal

Desde que passou a oferecer o par com a moeda brasileira, a Binance teve inda e vindas com a informação sobre os reportes para o governo. Em outubro de 2020, a empresa chegou a afirmar oficialmente que faria os reportes e enviou um comunicado no qual dizia que “as transações efetuadas nesses pares serão registradas e compartilhadas com a Receita Federal, como pede a instrução normativa”.

Mais tarde, porém, a corretora recuou e passou a dizer que a responsabilidade era do usuário da plataforma. Conforme a Receita Federal esclareceu, a declaração de criptomoedas no imposto de renda é obrigatória para pessoas físicas se o custo de aquisição for superior a R$ 5 mil.

Desde que as alienações (vendas) das criptomoedas não superem o teto de R$ 35 mil mensais de ganho de capital, o contribuinte não precisará pagar imposto sobre o investimento.

.

VOCÊ PODE GOSTAR
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

Vitalik Buterin merece ganhar prêmio Nobel, defendem economistas

Economistas também sugeriram Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, mas especularam se o prêmio poderia ser dado a alguém anônimo
Montagem com Elom Musk segurando cão da dogecoin em alusão ao Rei Leão

Dogecoin decola após tuíte de Elon Musk sobre a memecoin mais antiga

Dogecoin é a vencedora desta semana dentre as 40 principais criptomoedas, e o motivo parece ser familiar: tuítes de Elon Musk
Imagem da matéria: Crypto.com processa SEC após receber ameaça legal de regulador dos EUA

Crypto.com processa SEC após receber ameaça legal de regulador dos EUA

Corretora afirma que sofrer “ações indevidas de fiscalização da SEC” fazem parte do processo de operar um negócio de criptomoedas nos EUA
Imagem da matéria: Gráficos de preços de Bitcoin e Ethereum retornam à pesquisa do Google

Gráficos de preços de Bitcoin e Ethereum retornam à pesquisa do Google

O gigante das buscas explicou que havia removido temporariamente alguns gráficos de preços de criptomoedas devido a “dados imprecisos”