Nem todo mundo tem os 32 ethers (ETH) necessários para fazer o staking direto na Beacon Chain — ou a Fase Zero da transição do Ethereum para a sua versão 2.0, baseada no mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS).
Para atender à comunidade de holders menores do token, diversos projetos surgiram para permitir que usuários façam o staking da quantidade que desejarem. Além disso, também é possível ganhar rendimentos sobre essas alocações.
Os principais serviços que oferecem staking de baixo volume incluem RocketPool, Stafi, Lido e diversas corretoras de criptomoedas. O rendimento para cada serviço difere, mas tudo é relativamente simples.
Vamos nos aprofundar no Lido Finance que se tornou o serviço de staking mais popular, armazenando mais de 32% de todos os 12,7 milhões de ether em staking na Beacon Chain, de acordo com a Dune Analytics.
Em dólares, isso significa que Lido é responsável pelo staking de US$ 25 bilhões a preços atuais.
Como fazer staking de ether
O processo de staking no Lido é simples.
Ao acessar o site oficial, clique no botão “Stake now” para ser redirecionado ao painel de staking.
Em seguida, são listadas diversas redes proof-of-stake, incluindo Solana, Kusama, Polygon e a Beacon Chain, do Ethereum.
Quando você escolher o Ethereum, a plataforma pedirá que você conecte uma carteira, como a MetaMask, Coinbase Wallet, WalletConnect, entre outras.
Leia Também
Um alerta: se você esteve usando Arbitrum, Fantom ou Avalanche, não se esqueça voltar para a Ethereum Mainnet em sua carteira!
Neste momento, o Lido não é compatível com essas redes alternativas, então implementar capital pode resultar na perda permanente dos fundos.
É assim que sua tela deve ficar:
O código “stETH” se refere ao “staked ETH” e será esse o token que você irá receber após depositar seus ethers.
Esse token atua como um recibo que mostra que você possui ethers alocados no Lido, mas também significa que você pode colocar esse stETH para jogo em outras plataformas cripto (como, por exemplo, na Maker para emitir a stablecoin DAI).
É por isso que stETH possui um verdadeiro valor monetário, pois tenta rastrear o preço do ether.
Quando os tokens estiverem em staking, é possível parar por aí. 4% é um retorno bem generoso para uma tarefa tão simples. Além disso, espera-se que essa taxa aumente quando o Ethereum tiver completado sua atualização prevista para agosto.
“Por meio da fusão com a blockchain proof-of-stake, taxas anteriormente obtidas por mineradores serão repassadas àqueles que estão realizando o staking. A expectativa é que isso resulte em recompensas por staking entre 7% e 12%”, afirma Lucas Outumuro do IntoTheBlock.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.