Imagem da matéria: Google quer ajudar no desenvolvimento de produtos blockchain e de Web 3, diz CEO da Alphabet
Foto: Shutterstock

Alphabet Inc., o conglomerado de tecnologia dono do Google, disse que está ativamente analisando como pode implementar redes de Web 3 e blockchain a seu negócio.

Em sua videoconferência dos resultados financeiros do quarto trimestre de 2021 na terça-feira (1º), o CEO Sundar Pichai disse que a empresa estava “definitivamente analisando blockchain” como “uma tecnologia interessante e poderosas com várias aplicações”.

Publicidade

Em janeiro, o Google contratou o ex-vice-presidente e arquiteto de produtos do PayPal Arnold Goldberg para liderar sua divisão de pagamentos. A empresa disse que estava analisando serviços financeiros, como cartões de crédito e débito com bitcoin (BTC).

“Como uma empresa, estamos analisando como podemos contribuir ao ecossistema [Web 3] e acrescentar valor”, disse Pichai na videoconferência.

“Apenas para dar um exemplo… Nossa equipe [Google] Cloud está analisando como podem apoiar as necessidades de nossos clientes no desenvolvimento, transação e armazenamento de valor e implementação de novos produtos em plataformas desenvolvidas em blockchain”, disse.

“Então, sem dúvidas, iremos acompanhar o setor de perto e apoiá-lo quando pudermos.”

Web 3 se refere ao próximo passo da internet, atualmente sob desenvolvimento, que visa ser mais descentralizada. A ideia é que pessoas sejam capazes de usar a internet sem abrir mão de seus dados.

Aplicações Web 3 já existem e tendem a usar redes blockchains. As comunidades por trás do Bitcoin e Ethereum, as redes que alimentam as duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado, afirmam que sua tecnologia irá liderar a próxima evolução da web.

Publicidade

Pichai também disse que o Google “se beneficiou tremendamente” de tecnologias de código aberto. Web 3 usa produtos descentralizados e de código aberto: produtos ao qual qualquer desenvolvedor pode contribuir e o Google planeja se envolver, afirmou o CEO.

O Google já acolheu os criptoativos: Google Pay, um aplicativo para celulares Android que permite que usuários façam pagamentos por aproximação e aceito por milhões de comerciantes ao redor do mundo, acrescentou uma integração ao Coinbase Card, um cartão de débito com bandeira Visa que permite pagamentos com bitcoin.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mineração

Mineradores de Bitcoin disputam mercado com Inteligência Artificial antes do halving, diz Bernstein

Um novo relatório da empresa de investimento destaca o aumento da concorrência entre dois setores que exigem energia e poder de processamento
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

O halving já está precificado? Desvendando a questão do preço do Bitcoin

O halving do Bitcoin já está precificado para o mercado? Apresentamos uma retrospectiva de exemplos históricos
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

CZ está em “situação positiva” nos EUA, afirma cofundadora da Binance

O julgamento da sentença de Changpeng Zhao está agendado para o próximo dia 30