Nesta terça-feira (18), a Microsoft abalou a indústria dos jogos, anunciando que irá adquirir a publicadora Activision Blizzard (a empresa responsável por Call of Duty e Warcraft) em um acordo avaliado em US$ 68,7 bilhões.
A Microsoft afirma que é uma iniciativa feita em antecipação do metaverso.
“Metaverso” é um termo que descreve uma futura visão da internet, onde usuários interagem com avatares em espaços 3D compartilhados.
É considerado como uma forma mais imersiva para socializar, jogador e até trabalhar on-line e a expectativa é que a tecnologia blockchain e criptoativos (incluindo NFTs) tenham um papel conforme usuários se movem entre plataformas interoperáveis.
Em um comunicado de imprensa, a Microsoft disse que o acordo fornecerá “o alicerce ao metaverso”.
O presidente e CEO Satya Nadella acrescentou: “Jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas atualmente e terão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas do metaverso”.
Jogos desenvolvidos na Ethereum, como Decentraland e The Sandbox, são considerados como exemplos iniciais do metaverso, permitindo que usuários adquiram, personalizem e até monetizem terrenos virtuais vendidos como ativos NFT.
O Facebook também sinalizou um enorme interesse no futuro metaverso, revelando sua visão, em outubro de 2021, quando renomeou sua empresa-mãe para Meta.
A Activision Blizzard ainda precisa realizar iniciativas no setor de NFTs ou metaverso.
Em novembro, a Microsoft anunciou que está desenvolvendo suporte para avatares 3D para sua plataforma de reuniões virtuais Teams e irá criar ambientes imersivos com os quais usuários possam interagir.
A Microsoft está envolvida com a indústria cripto há anos, tendo anunciado uma aliança com a ConsenSys, empresa de tecnologia de software para a Ethereum, em 2015.
O fundo de capital de risco M12 da Microsoft também investiu recentemente no Palm NFT Studio e lançou NFTs educacionais e gratuitos para seu popular jogo Minecraft, além de NFTs promocionais no lançamento de seu Windows 11.
A expectativa é que as realidades virtual e aumentada (VR/AR) também tenham um enorme papel no futuro metaverso.
Embora a Microsoft ainda precise utilizar VR, seu headset holográfico HoloLens é um dispositivo AR com foco empresarial que sobrepõe conteúdos digitais no ambiente real dos usuários.
Activision Blizzard atrai uma riqueza de grandes franquias de videogames à aliança. Além de Call of Duty e Warcraft, a publicadora também tem sucessos como Overwatch, Candy Crush, Diablo e Crash Bandicoot.
A publicadora também tem uma presença significativa nos e-sports graças às suas ligas franquiadas: Overwatch League e Call of Duty League.
A Microsoft continua sendo uma grande participante do setor de videogames graças a seu negócio de consoles Xbox há 20 anos, além de suas ofertas para PC, Windows.
Seu serviço de assinatura Xbox Game Pass agora possui mais de 25 milhões de membros e a Microsoft irá integrar jogos da Activision Blizzard a seu serviço premium.
Recentemente, grandes publicadoras de videogames começaram a realizar iniciativas no crescente metaverso e no setor de jogos NFT.
Ubisoft, criadora do jogo Assassin’s Creed, lançou itens NFT em dezembro enquanto Square Enix, criadora do Final Fantasy, anunciou planos de desenvolver jogos focados em NFTs e a Eletronic Arts indicou seu interesse no setor.
Na semana passada, a publicadora Take-Two Interactive, criadora do Grand Theft Auto (ou GTA), adquiriu a desenvolvedora de jogos móveis Zynga por US$ 12,7 bilhões.
Recentemente, Zynga começou a desenvolver jogos NFT e Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, afirmou acreditar que existem “oportunidades na Web 3” que a empresa combinada pode estar mais preparada para aproveitar.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.