YouTube bane canal do Bitcoin.com, de Roger Ver, e volta atrás
Foto: Shutterstock

O Youtuber Zangado teve seu canal no Youtube hackeado e todos os seus vídeos deletados no início da noite desta terça-feira (01). Na segunda-feira (30), Zangado comemorou no Twitter onze anos de criação de seu canal.

Aparentemente ele foi vítima de um golpe que já aconteceu algumas vezes com canais grandes, onde o hacker toma posse de um canal para divulgar golpes com criptomoedas.

Publicidade

Nesse exato momento, às 20h40, é transmitida uma live em seu canal com uma promoção fake onde supostamente estariam distribuindo 50.000 criptomoedas Ethereum, no valor de mais de R$ 160 milhões.

Youtuber Zangado (Foto: Divulgação)

O que pode ter acontecido

Um caso parecido aconteceu em janeiro deste ano com o Youtuber Marlon XGamer. Ele teve seu canal de 500 mil inscritos hackeados e os hackers também usaram a conta para divulgar golpes com criptomoedas. Na época, Marlon contou ao Portal do Bitcoin que uma empresa ficou interessada em anunciar no seu canal. Um representante então teria pedido a ele que baixasse um arquivo para copiar um código de referência e testar um software.

O programa, contudo, que se chamava Kryptmix e dizia ser um minerador de criptomoedas, na verdade era um vírus trojan, contou.

Após ação, o hacker teve acesso ao canal e o desvinculou da conta no Google.

“Alteraram o nome do canal Marlon XGamer para Ethereum prod. (No caso do Zangado alteraram para Ethereum Foundation), alteraram capa e foto de perfil do canal e começaram a transmitir o mesmo vídeo gravado em diversas lives 24 horas por dia. Todos os vídeos do canal foram alterados para não listados”, escreveu.

Publicidade

De acordo com Marlon, os hackers também estavam ocultando e-mails do suporte ao criador para ele não conseguir se comunicar e receber ajuda.

A mesma situação é relatada pelo criador de conteúdo Fiaspo no twitter ao comentar o caso de Zangado. Segundo ele, os hackers se passam por anunciantes e oferecem valores bem altos mas o que eles querem é que você execute um suposto arquivo que eles enviam. Após a instalação, já era. Os hackers tomam posse do canal e começam a divulgar seus golpes.

No Twitter, amigos do Zangado já se manifestam em apoio e pedem ajuda ao Youtube.